Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Projeto de Extensão Performances da Cultura Afrodescendente realiza Ciclo de Debates

Data de publicação  14/09/2016, 14:57
Postagem Atualizada há 8 anos
Saltar para o conteúdo da postagem
Projeto de extensão trabalha com diferentes atividades que dão destaque as práticas performáticas da cultura afrodescendente.

Projeto de extensão trabalha com diferentes atividades que dão destaque as práticas performáticas da cultura afrodescendente.

O “Projeto de Extensão Performances da Cultura Afrodescendente” realizará no final de setembro, sempre às 18 horas, no pátio do bloco 2, da Unidade Acadêmica do Palmares, um ciclo de debates intitulado: “Cultura afro, capoeira e gênero”.

A programação deste ciclo constará de três momentos:

Dia 28 de setembro – “Cultura Afro e educação / Oficina de Percussão”.
Debatedores: Biro Araújo (Educador Social do Projeto erês nas escolas) e Patrícia Matos (Pedagoga Projeto erês nas escolas.)

Dia 3 de outubro – A salvaguarda da capoeira no Ceará / Roda de Capoeira.
Debatedores: Igor Soares (Iphan/CE) e Eduardo Machado (professor de Sociologia da Unilab).

Dia 24 de outubro – “A mulher na capoeira / Roda de Capoeira”, com a mestra Carla Mara.

Segundo os organizadores, a ideia do ciclo é debater temáticas atuais e importantes da cultura afro no Ceará, trazendo protagonistas, ideias e debates pertinentes ao tema.

Percussão e Dança

O “Projeto de Extensão Performances da Cultura Afrodescendente” informa ainda aos discentes, docentes e a comunidade educativa dos municípios de Acarape e Redenção, no Ceará, que estão sendo ministradas aulas de percussão e dança. Os interessados podem participar às segundas e quartas, das 16 às 17 horas, no pátio da Unidade Acadêmica dos Palmares, em Acarape/CE.

O projeto mantém também aulas de capoeira e danças as terças e quintas das 18 às 20 horas, na Vila das Artes em Fortaleza. As aulas são abertas, não necessitam de inscrições prévias, basta comparecer.

Desta forma, o projeto trabalha com diferentes atividades que dão destaque as práticas performáticas da cultura afrodescendente, seu potencial performático, lúdico e educativo.

O ciclo é aberto a qualquer estudante e docente. Para participar de todo o ciclo, basta procurar a coordenação do projeto, no dia do evento, ou enviar a solicitação para o email ricardonascimento@unilab.edu.br. Os participantes receberão certificados junto à Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex).

cartaz ciclo de debates-cultura afro, capoeira e gênero-01

BOTAO-AVALIE

Categorias