Curso de Sociologia da Unilab realiza Aula Magna

Data de publicação  15/09/2016, 12:20

post-01“O Curso de Sociologia da Unilab, com o apoio do Pulsar Sociologia e do Instituto de Humanidades e Letras (IHL), realiza, no dia 22 de outubro (quinta-feira), a partir das 18h30, no Auditório do Bloco Didático do Campus Liberdade, em Redenção/CE, a Aula Magna de Sociologia.

A aula magna terá como tema “A sociologia e os (as) sociólogos (as): experiências e desafios institucionais, educacionais, científicos e profissionais” e será ministrada pelo professor Jacob Lima.

“O Curso de Sociologia realiza a aula magna em um momento importante de sua construção institucional, comprometido com a interiorização e a internacionalização, formando profissionais do magistério para atuação na educação básica e, ao mesmo tempo, profissionais que possam atuar em organizações do Estado e da sociedade civil, nos países que compõem a Unilab: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste”, destaca Eduardo Machado, Coordenador do Curso de Sociologia.

Sobre o palestrante

O professor Jacob Lima é graduado em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1979), Mestre em Ciências Sociais (Sociologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983), Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1992), com Pós-doutorado no Department of Urban Studies and Development do Massachusetts Institute of Technology (EUA-2001). Foi professor da Universidade Federal da Paraíba(1982-2004).

Atualmente é professor Titular no Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos. Foi Coordenador da Área de Sociologia na CAPES (2011-2014).

Atua também em pesquisas nas áreas de Sociologia do Trabalho e Sociologia Econômica, destacando-se as seguintes temáticas: reestruturação produtiva, reespacialização da produção; trabalho flexível; trabalho informal; empreendedorismo; redes sociais e mercados de trabalho urbanos; trabalho informacional; cooperativas de trabalho e economia solidária; culturas do trabalho e mobilidades.