Professores e estudantes da Unilab apresentaram trabalhos de pesquisa em evento internacional
O XII Colóquio sobre Questões Curriculares/VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo/II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, com o tema central “Currículo: entre o comum e o singular”, aconteceu no período de 31 de agosto a 2 de setembro na Universidade Federal de Pernambuco, na cidade do Recife/PE, como proposta do Colóquio de favorece um intenso intercâmbio entre pesquisadores/as do Brasil, de Portugal e de Países Africanos.
Professores do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen), das licenciaturas de Ciências da Natureza e Matemática e os estudantes timorenses, Octavio Lisboa Guterres Fernandes e Maria Evangelina da Silva dos Santos fizeram a apresentação dos seus trabalhos desenvolvidos na Unilab com positiva repercussão no evento.
O estudante Octavio Lisboa Guterres Fernandes, autor do trabalho “Química no ensino secundário e superior: memórias das trajetórias de escolarização de jovens de Timor Leste”, juntamente com o professor Elcimar Simão Martins e a professora Jacqueline Cunha da Serra Freire, fizeram uma análise sobre o ensino de Química nas memórias de trajetórias de escolarização no ensino secundário e superior daquele país asiático parceiro da Unilab, na perspectiva de compreender os nexos entre tais trajetórias e a opção pela formação inicial de onze professores no curso de Ciências da Natureza e Matemática (CNeM) com habilitação em Química.
“Uma oportunidade de socializar conhecimentos sobre a educação no Timor-Leste e a experiência da Unilab, principalmente em evento internacional com a participação de tantos países parceiros da nossa universidade”, declarou Octavio Fernandes.
A estudante Maria Evangelina, em co-autoria da professora Jacqueline Freire, apresentou o trabalho “Histórias de vida de uma professora do Timor Leste: narrativas do sentir e viver na luta e labuta”, que aborda a narrativa de Maria Evangelina, professora do Ensino Básico do Timor-Leste, que constituiu sua profissionalidade docente em meio à luta e reconstrução do país sendo tecida, tendo a luta pela libertação, suas contradições, embates e perdas, conquistas e vitórias, sido o farol de sentido de sua vida e âncora no magistério.
Para a professora no Timor-Leste desde a restauração da independência daquele país em 2002 e estudante da primeira turma de CNeM, Maria Evangelina “a oportunidade de apresentação desse trabalho foi uma experiência única em sua vida acadêmica e pessoal, não apenas por fortalecer sua formação e percurso universitário, mas por apresentar sua história de vida”, enfatizou.
A apresentação desses trabalhos é um ganho para Unilab que, segundo os professores do Icen e membros do Grupo de Pesquisa e Extensão Educação e Cooperação Sul-Sul (Eloss), Elcimar Martins e Jacqueline Freire, por contribuir para a produção de conhecimento alinhada com a missão de integração internacional da Unilab, favorecendo a interlocução com universidades e pesquisadores de instituições e países parceiros.
Confira os trabalhos apresentados abaixo.
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