Semana alusiva ao 43º ano de Independência de Guiné-Bissau

Data de publicação  19/09/2016, 14:04

CARTAZ INDEPÊNDICIA DE GUINÉ BISSAU - 2016 - COM DATA

A semana comemorativa acontece, a partir desta segunda-feira (19) até o dia 24, com apresentações de culturais, conferência, palestras, recital de poesia, exposição de artes, degustação de comidas típicas, oficinas, dentre outras, no Campus da Liberdade, Redenção/CE.

A Associação dos Estudantes Guineenses na Unilab (AEGU) organizou diversas atividades em alusão ao 43º ano de Independência de Guiné-Bissau, um dos oito países pertencente à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Com o tema “Empoderando nossos Estudantes para uma discussão séria sobre o futuro do país”, a semana comemorativa vai apresentar diversas ações que o marco da independência representa a toda comunidade guineense e da universidade.

O Guiné-Bissau teve reconhecida sua independência por Portugal, em 24 setembro de 1973, sendo a primeira colônia lusa no continente africano a se desligar oficialmente da metrópole. Contudo, um ano antes, o movimento de libertação já tinha declarado, unilateralmente, a independência daquele país.

Segundo o coordenador das atividades de 24 de setembro e membro da AEGU, Jorge Routte Lamba, “este momento nos faz retroceder a história da fundação da nossa pátria e assim, conseguimos matar um pouco da saudade de casa”, relata.

Para este ano, o grupo busca mais participação dos estudantes e professores guineenses, em todas atividades, não somente nos debates sobre temas guineenses de nível internacional como a temática do empoderamento feminino, agricultura e administração pública.

Confira a Programação

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2016/09/PROGRAMAÇÃO-Guiné-Final.pdf”]

BOTAO-AVALIE