II Encontro de Pesquisa da Graduação em Letras reúne pesquisadores da UFC, UECE, IFCE e Unilab

Data de publicação  26/09/2016, 15:25

FB_IMG_1474809504150

Nos dias 22 e 23 de setembro de 2016, realizou-se o II Encontro de Pesquisa da Graduação em Letras (Epegral). O evento reuniu 135 graduandos de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), do Instituto Federal do Ceará (IFCE/Baturité), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), entre outras instituições acadêmicas.

O Epegral contou com duas conferências e sete sessões coordenadas, que abrigaram pesquisas da graduação em Letras de a partir de eixos temáticos: Libras, Linguística, Linguagem e Ensino e Literatura.

Segundo os organizadores, “o II Encontro de Pesquisa da Graduação em Letras nasceu a partir da percepção da necessidade de eventos acadêmicos destinados a graduandos, nos quais esses seriam o centro das atenções: tanto como pesquisadores iniciantes quanto como público-alvo das palestras ofertadas pelo evento”.

FB_IMG_1474809414356

Programação

O evento foi oficialmente aberto no dia 22 de setembro pelo professor Antônio Távora, chefe do Departamento de Letras Vernáculas da UFC, que falou da alegria que era ver o empenho dos graduandos em Letras na pesquisa acadêmica de qualidade.

Na sequência, a conferência de abertura, no Auditório José Albano, na UFC, intitulada “Pesquisa e publicação para a graduação em Letras”, foi ministrada pelos docentes Valdinar Filho e Claudete Lima.

O professor Valdinar Filho discorreu sobre a confiabilidade e validação nas pesquisas em Letras, ilustrando a metodologia científica a partir de exemplos de pesquisas na área de Linguística Textual.

Já a professora Claudete Lima, editora-chefe do periódico acadêmico “EntrePalavras”, apresentou listagem de todos os periódicos que publicam artigos de graduandos, explicou como as revistas acadêmicas são classificadas pela CAPES e incentivou à superação do medo de publicar.

FB_IMG_1474809504150

Após a conferência de abertura, as sessões coordenadas tiveram alunos da UFC, da UECE e da Unilab. Eles apresentaram suas pesquisas e puderam contar com interlocução de docentes e discente. Ocorreram também, no dia 23 de setembro, três sessões coordenadas na Unilab, em seu Campus da Liberdade, em Redenção/CE, totalizando 39 trabalhos apresentados pelos estudantes.

Na conferência de encerramento, realizada também no Auditório do Bloco Didático do Campus da Liberdade, trabalhou-se com o tema “Programas de mestrado para os egressos das letras ofertados no Ceará”. O objetivo desse momento foi apresentar aos graduandos em Letras algumas possibilidades de Programas de Mestrado. Cada convidado representou um Programa de Pós e apresentou as linhas de pesquisa, o processo de admissão, os componentes curriculares ofertados, os deveres e direitos do mestrando.

Na programação cultural do evento, houve a apresentação do grupo artístico formado por estudantes moçambicanas “MozaGirls”. As estudantes apresentaram um número de dança típico de Moçambique, conhecido como “Marrabenta”.

BOTAO-AVALIE