Unilab participa de reunião sobre proposta de emenda orçamentária parlamentar com destaque para novas universidades

Data de publicação  07/10/2016, 17:09
comissao-andifes-das-novas-universidades-se-reune-com-comissao-de-educacao-da-camara-dos-deputados

Foto: Reunião Comissão Andifes das Novas Universidades e Comissão de Educação da Câmara dos Deputados

A Unilab, membro da Comissão Andifes das Novas Universidades, participou de reunião entre esta comissão e a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados para tratar de proposta de emenda orçamentária. A reunião ocorreu no último dia 5, em Brasília/DF.

A proposta de emenda orçamentária parlamentar é defendida pela Comissão das Novas Universidades, em nome da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), para todas as universidades federais, com destaque às novas universidades. O objetivo é minimizar as perdas orçamentárias das universidades federais e seus impactos de curto e médio prazo, como a falta de infraestrutura adequada de Ensino, Pesquisa e Extensão.

img-20161007-wa0002

Foto: Membros da Comissão Andifes das Novas Universidades

Segundo o vice-reitor pro tempore da Unilab, Aristeu Lima, a proposta de emenda orçamentária parlamentar faz frente às reduções no orçamento das universidades federais para 2017. “Esta emenda viabilizaria a Unilab no sentido de enfrentamento da situação orçamentária em que se encontram as instituições novas no momento. A complementação orçamentária por meio de emendas parlamentares foi uma das sugestões feitas no Conselho Universitário (Consuni) para contornar a situação”, afirmou.

Em uma apresentação feita na Câmara dos Deputados, o presidente da Comissão Andifes de Novas Universidades e reitor da UFABC, Klaus Capelle, ressaltou que, de acordo com dados do The Times Higher Education, principal ranking mundial de universidades, há 27 universidades brasileiras entre as 4% melhores em todo o mundo. Dessas, 18 são federais. “Portanto, o aporte desses recursos propostos na emenda parlamentar para o sistema federal de ensino superior contribuirá, por um lado, para a sustentação desse modelo de sucesso e, por outro, para o bom uso do dinheiro do contribuinte brasileiro”, complementa o professor Aristeu.

reitor-da-ufabc-klaus-capelle

Foto: Apresentação do reitor da UFABC, Klaus Capelle

Aristeu Lima expôs ainda a realidade peculiar das novas universidades, as quais possuem missões diferentes das tradicionais. “No caso da Unilab, temos ao mesmo tempo as missões de internacionalização e de interiorização, o que é um desafio inédito”, esclareceu.

Também compareceram à reunião o presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Arnaldo Faria de Sá; a reitora da Ufob, Iracema Veloso; o reitor da Unipampa, Marco Hansen; da Unifesspa, Maurílio Monteiro; da UFCA, Ricardo Ness e demais deputados federais.

Comissão Andifes das Novas Universidades

Dez universidades novas compõem a Comissão Andifes de Novas Universidades e satisfazem o critério de não ter participado do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do governo federal.

A comissão de novas Universidades foi criada em 8 de julho de 2015, durante a 109º reunião extraordinária do Conselho Pleno da Andifes, e tem por objetivo o acompanhamento das novas universidades federais, sendo ligada à Andifes, que discutirá as demandas desse grupo de instituição de ensino superior, além de auxiliar as novas universidades nos desafios e projetos.

A Unilab, representada pelo reitor pro tempore Tomaz Aroldo Santos, integra essa comissão, assim como a Universidade Federal do ABC (UFABC), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

A Andifes representa oficialmente as instituições federais de ensino superior (Ifes) na interlocução com o governo federal, com as associações de professores, de técnico-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral.

BOTAO-AVALIE