Abertura da III Semana Universitária promove reflexão sobre a “Ética na Formação Acadêmica”

Data de publicação  20/10/2016, 15:56
dsc_0096

Abertura da III Semana Universitária da Unilab

Nesta quarta-feira (19), teve início as atividades de trabalhos da III Semana Universitária que se estendem até o próximo sábado (22). O evento ocorreu no Auditório do Bloco Didático da Unilab em Redenção/CE e contou com a participação de inúmeros estudantes dos cursos ofertados pela Unilab, além da presença de gestores, professores e técnicos-administrativos. Para animar este momento, houveram duas apresentações artísticas e culturais organizada pela equipe da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex).

dsc_0126

Apresentação da Tamis de Poesia com estudantes da Unilab.

A primeira apresentação foi uma Tamis de Poesia (Recital) com o grupo de quatro estudantes da Unilab de diferentes nacionalidades e estilos de linguagem e vozes, expondo a significação literária em sintonia com a temática do evento” Ética na Formação Acadêmica” através de trechos de obras de três autores consagrados como Guimarães Rosa, Manuel de Barros e Mia Couto, que brincam com a língua portuguesa e promovem a reflexão. Logo depois, houve a apresentação do grupo de dança regional “Arraiá Pé de Serra”, com a alegria e cores que envolveu à todos participantes.

dsc_0161

Grupo de dança regional Arraiá Pé de Serra

Para abertura da terceira edição da Semana Universitária da Unilab, a mesa de honra foi composta pelo representante da Pró-Reitora de Graduação (Prograd), Gustavo Alves de Lima, pela Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg), Albanise Marinho, a Pró-Reitora de Extensão, Arte e Cultura (Proex), Rafaella Moreira, representando a Diretoria de Educação Aberta e a Distância (Deaad), Elaine Teixeira, pelo Pró-Reitor de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae), Alexandre Costa, representando a comissão organizadora do evento, o coordenador de pesquisa e pós-graduação, o Jober Sobczak e representando a reitoria, a chefe de gabinete, Andrea Cristina Muraro.

dsc_0181

A palestrante convidada e professora da Universidade de São Paulo (USP), Maurilane de Souza Biccas, psicóloga escolar, mestre, doutora e pós-doutora em educação, fez sua apresentação intitulada “Ética na formação acadêmica dos profissionais da educação”, onde trouxe a questão da moral e da ética na formação do ser. “Estes elementos pautam a questão do controle das atitudes cotidianas avaliadas, quando não estão nos olhando, se são certas e erradas.” esclarece.

A professora Maurilena Biccas ficou muito feliz e surpresa com o quantitativo positivos de trabalhos apresentados pelos alunos da Unilab em relação à outras universidades e em outros eventos acadêmicos. Parabenizou a todos pelo trabalho expressivo desenvolvido em tão pouco tempo, mesmo diante as dificuldades enfrentadas durante os seis anos de atividades.

Maurilane de Souza Biccas, professora da USP

Segundo o coordenador do evento e professor Jober Sobczak, a expectativa da realização desta nova edição é apresentar, falar e debater sobre ciência, pesquisa e extensão, promover mais parcerias, atender a comunidade interna da universidade, entre as dois mil e duzentas pessoas inscritas, nos 60 eventos ofertados simultaneamente no período de 19 até 22, além da participação da comunidade externa e escolas do Maciço de Baturité. “Trazer os alunos das escolas para conhecer a Unilab, considerando que eles serão os novos estudantes de amanhã”, relata.

Para o professor Jober a escolha da temática teve como foco a atual a conjuntura política vivenciada pelas universidades federais do país, “o momento é de promover a participação, fortalecimento e união das instituições federais de ensino, ser coeso, e discutir a ética, de forma, como forma de interação entre os diferentes públicos das universidades”, declara. Acrescente que a universidade é do povo, precisa ser um farol para mostrar o melhor caminho para a sociedade neste cenário político do país. “Precisamos defendê-la e é para isto que estamos aqui”, explica.

No contexto das apresentações culturais ao longo da semana, o coordenador de Arte e Cultura, Mário Henrique Castro, apresenta a proposta da coordenação de Arte e Cultura que visa mostrar ao público a responsabilidade de falar das ações culturais e pensar o espírito simbólico junto a temática do evento. “Motivar a todos com ações que expressem os elementos de sustação da noção de ética, como a solidariedade, sentido de comunidade, de companheirismo, ou seja, elementos que sustentam o princípio de fazer certo/correto, de pensar o ser humano e ter uma noção do que é o outro”, relata.

Durante a Semana Universitária, a comunidade acadêmica e externa poderá conferir as diversas ações, como minicursos, oficinas, palestras e mesas-redondas debatendo as várias áreas em que a Unilab se insere. Além de outras atividades que complementam esse diálogo de saberes, com o II Encontro de Práticas Docentes e Discentes, III Encontro de Educação a Distância, V Encontro de Iniciação Científica, I Congresso de Graduação, II Encontro de Pós-Graduação, III Encontro de Iniciação à Docência, I Encontro do Programa Pulsar e IV Encontro de Extensão, Arte e Cultura.

Confira a Programação Geral, participe e confira nosso portal de notícias!

BOTAO-AVALIE