Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

“Crise Internacional: Mobilidade, Cooperação e Esperança” foi tema de discussões e de apresentações de grupos de trabalhos

Data de publicação  20/10/2016, 19:50
Postagem Atualizada há 7 anos
Saltar para o conteúdo da postagem
seminario-de-migracoes

Tema do Seminário: “Crise internacional: Mobilidade, cooperação e esperança” para construir um mundo de paz, convivência entre os povos e de valorização de diferenças.

Esta semana, a Unilab promoveu dois importantes eventos que envolvem a temática “Crise Internacional: Mobilidade, Cooperação e Esperança”. O evento contou com atividades culturais, mesas-redondas, e apresentação dos grupos de trabalhos (GT’s). As duas atividades acadêmicas transversais ocorreram nos dias 18 e 19, no Auditório do Campus das Auroras, Redenção/CE.

O Grupo de Pesquisa e Extensão Educação e Cooperação Sul-Sul (ELOSS/UNILAB) e os Grupos de Pesquisa e Estudos Trabalhadores Livres e Escravos no Ceará (UFC) somaram esforços na construção e realização dos dois eventos, o II Seminário Internacional De Migrações, Diásporas Africanas e Cooperação Sul-Sul e X Seminário de Mobilidade Humana, cuja pretensão foi pensar essas questões objetivando a construção de um mundo de convivência pacífica.

O primeiro, “Seminário Internacional de Migrações, Diásporas Africanas e Cooperação Sul-Sul”, organizado pelo Grupo de Pesquisa África-Brasil/Unilab, encontra-se na sua 2ª edição, e segundo, o “Seminário de Mobilidade Humana”, uma iniciativa da Pastoral dos Migrantes da Arquidiocese de Fortaleza/CE e da Congregação das Missionárias Scalabrinianas, está na 10ª edição.

De acordo com os coordenadores das atividades, o ano 2016 entrará na história do século XXI como àquele que foi marcado pelas crises que afetaram brutalmente o sistema econômico mundial, as instituições democráticas, o estado de direito, os direitos humanos. Essas crises fizeram com que as migrações inter-regionais e internacionais se multiplicassem e os direitos dos imigrantes se colocassem em perigo.

alunos-escola-maracanau

Escola Adauto Ferreira Lima, município de Maracanaú/CE

Dentre os participantes, compareceram aos eventos cerca de 160 alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Adauto Ferreira Lima, do município de Maracanaú/CE; Estes alunos são beneficiadas pelo projeto de extensão “Cidadania e Interculturalidade Lusófora no Maciço de Baturité”, vinculado à Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae) e ao Instituto de Humanidades e Letras (IHL) e coordenado pelo professor do IHL, Carlos Subuhana. Este projeto busca alternativas para o tratamento do fenômeno da multiculturalidade presente no espaço educativo, através da promoção de processos educativos igualitários através da arte e da cultura.

Entre as inúmeras atividades de mesas-redondas, participaram, na tarde da quarta-feira (19), da temática “Cidade, Cidadania e Afrodescendência, o moderador e professor Vitor Macedo e os convidados, o coordenador do Núcleo de Sociologia da Unilab, Eduardo Machado, o professor do curso de Bacharelado em Humanidades e Letras (BHU), Ricardo Nascimento e o professor do IHL, Robson Cruz.

As atividades se estenderam pela tarde com apresentações dos GT’s que são coordenados por especialistas e visam o aprofundamento de estudos, discussões e trocas de informações e experiências entre pesquisadores/as e interessados/as.

Segundo o coordenador das ações e professor do IHL, Bas´Ilele Malomalo, o evento, em primeiro lugar, cumpre a missão da Unilab que é a cooperação internacional, a cooperação Sul-Sul e a cooperação solidária, além de ter a universidade como lugar de reflexão sobre as questões em pauta, ao mesmo tempo cumpre o papel de trazer a sociedade civil, as organizações que vem pensando sobre a questão da Migrações e Mobilização Humana, em destaque a instituição parceira Pastoral dos Migrantes da Arquidiocese de Fortaleza/CE.

dsc_0213

Apresentações temáticas nas Mesas-Redondas

Quanto a temática, foi na percepção do quadro mundial da crise econômica, política e social que a ocorrência migratória internacional se intensificou no último ano e com isso, os indivíduos imigrantes têm sofrido com as atitudes de racismo, não acolhida, xonofobia. “Buscamos através dos debates, das discussões formar as consciências, sensibilizar as pessoas para a temática proposta através da diversidade e integração”, esclarece Bas´Ilele.

dsc_0222

Professor Bas´Ilele Malomalo e irmã Eleia Scariot (MSCS)

No contexto social, a missionária da Congragação das Irmã Missionárias de São Carlos do Borromeo Scalabrinianas (MSCS), irmã Eleia Scariot, esclarece que a importância deste seminário está na atualidade do tema, como o panorama das imigrações internacionais no universo de crise global, mas também da perspectiva de oportunidades, cooperação e de esperança. Ressalta que a realidade é percebida a partir das pessoas que trazem os seus conhecimentos, com exposição de dados atualizados, aportes teóricos, pensadores, estudos sobre a migração.

Outro aspecto positivo do seminário é a abertura para a reflexão e a interatividade, a participação, onde o debate é ampliado entorno do tema da crise da mobilidade humana atual, além de trabalhar esta questão das condutas de xenofobia, preconceito. “O horizonte que se apresenta é de esperança a termino de tudo isso. Ver o outro como algo sagrado, não é mais nem menos”, concluiu.

BOTAO-AVALIE

Categorias