Projeto de Extensão Café com Letras discute ancestralidade e cultura afro-brasileira no cinema

Data de publicação  20/10/2016, 09:50

CAFE-COM-LETRAS-destaqueO Projeto de Extensão Café com Letras realiza, na próxima terça-feira (25), a partir das 16h, no Auditório do Bloco Administrativo do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, a palestra “Baile do Carmo: ancestralidade e cultura afro-brasileira no cinema”. Esse tema será apresentado e debatido pela professora do Instituto de Humanidades e Letras da Unilab, Luana Costa.

A partir da exibição do documentário etnográfico “Baile do Carmo” (2010), dirigido por Shaynna Pidori, a palestrante propõe uma discussão sobre as marcas da ancestralidade negro-africana presentes no tecido social brasileiro, a construção discursiva sobre a História e Cultura dos Negros no Brasil, passando por uma reflexão sobre a elaboração de uma história-memória pelo discurso das personagens do filme.

“`Baile do Carmo` retrata os preparativos do célebre festejo da comunidade negra ocorrido, há tempos, na cidade de Araraquara (São Paulo). Entre sonhos, esperanças, orgulho e ansiedade, as personagens relatam de si, desvelando uma memória coletiva viva e em constante movimento”, descreve Luana Costa.

Professora do Instituto de Humanidades e Letras da Unilab, Luana Costa.

Sobre a palestrante

Luana Costa é professora adjunta do Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), doutora em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa), pela Universidade de São Paulo (UPS/2014), mestre em Letras (Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa), pela Universidade Federal Fluminense (UFF/2008), bacharel e licenciada em Letras (Língua e Literatura Portuguesa e Francesa) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/2005).

Desenvolve pesquisa no campo das Literaturas de Língua Portuguesa e Literaturas Francófonas, com destaque para as relações entre Literatura e outros campos de saberes das Ciências Humanas, como História e Política; Literatura, corporeidade e autoria feminina; Literatura Comparada.

Sobre o projeto

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas, em sua quinta edição (2016-2017), está sendo organizado pela Profa. Dra. Claudia Regina Rodrigues Calado (Coordenadora) e pela Profa. Dra. Maria Leidiane Tavares Freitas (Vice-Coordenadora). A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas de Linguística e Literatura e também de áreas relacionadas.

BOTAO-AVALIE