III Semana Universitária promove minicursos e lançamento de livros no Ceará e na Bahia

Data de publicação  24/10/2016, 17:14
lancamento-do-livro-o-que-contam-os-sentidos

Lançamento do livro “O que contam os sentidos”

Na última quinta-feira (20), a terceira edição da Semana Universitária da Unilab contou com atividades diversificadas como lançamento de livros, palestra sobre o mundo do surdo e apresentações culturais.

Durante à noite, o evento, segundo dados fornecidos pela Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), contou com a participação de mais de 200 pessoas nas atividades do Campus da Liberdade em Redenção/CE.

Um dos livros lançados foi “O que contam os sentidos”, uma obra produzida durante o curso “Escrever pra quê?”, ministrado no primeiro semestre de 2016 na Unilab com a coordenação das professoras do Instituto de Humanidades e Letras (IHL), Jo A-mi e da professora Rosália Menezes, sob a responsabilidade do Ateliê – Grupo de Pesquisa e Estudos Interartes foi um dos destaque da programação.

dscn1222

Livro “O que contam os sentidos”, obra produzida no curso “Escrever pra quê?”

Segundo a professora de Literatura, Jo A-mi, o curso “Escrever pra quê?” ocorreu através de encontros presenciais, no formato de oficinas, em que foram ministradas técnicas de escrita literária, direcionadas para o gênero literário ‘Conto’, além práticas de compartilhamos e discussões na produção textual de cada participante que apresentava seus textos, com leitura em voz alta.

Compõe esta obra, 18 escritores, entre homens e mulheres, com a participação de estudantes do curso de Letras, um estudante do curso de Administração Pública e de três docentes da Unilab, a professora de Filosofia Rosália Menezes, o professor de Língua Inglesa, Sérgio de Moura e a professora de Literatura, Jo A-mi. Para versão impressa do livro, foi escolhido, por cada escritor (a), um dos contos produzidos ao longo da jornada do curso para a publicação final.

Outro livro lançado foi “Economia Solitária e Territorialização”, uma obra com sistematização de experiências no período de dois anos desenvolvidas no projeto de Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Intesol) da Unilab.

whatsapp-image-2016-10-20-at-19-20-09

Foto: Livro “Economia Solitária e Territorialização”, do projeto Intesol/Unilab

Como programação cultural, o Balé Cezarina fez sua apresentação ao público presente com arte, leveza e cor, além da performance teatral Zaratustra… in(corporais) com o professor Paulo Jorge Leandro, apresentando a temática “Ética, Poder e Estética do Corpo trágico na universidade”.

ballet-cezarina

Apresentação do grupo de dança Ballet Cezarina

Neste dia, a professora de Libras do IHL e palestra, Vanessa Teixeira Nogueira apresentou, e trouxe uma reflexão, sobre “Um mergulho no mundo do surdo: O que é ser surda?”.

A sexta-feira (21), a palestra do engenheiro civil, auditor do Tesouro na Secretaria de Finanças de Fortaleza (Sefin) e professor Carlos Cristiano Cabral ministrando sobre “O uso de Sistemas de Apoio à Decisão no aumento da eficiência da Administração Pública” trouxe aos estudantes, a temática de ética no serviço público, de forma dinâmica, envolvente e participativa, onde os parâmetros, tidos como elementos de decisão, são quesitos necessários para uma melhor escolha, pois sem regras e padrões bem definidas, seria complicado tomar decisões.

palestra-sistemas-de-apoio-a-decisao-no-servico-publico

Palestra sobre sistemas de apoio à decisão no serviço público com prof. Carlos Cabral

O palestrante apresentou o Sistema de Apoio à decisão (SAD), seu projeto desenvolvido no Mestrado de Computação Aplicada que deu origem a obra “Vivências de um gestor público”, com sistemas de redes neurais artificiais que podem ser usados em qualquer complexidade de ações e áreas distintas para otimização na tomada de decisões.

Segundo o professor, este sistema pode ser usado pelas escolas na lotação de profissionais e pelos professores, na escolha e sugestões de disciplinas visando um currículo acadêmico mais aprimorado em termo de obtenção de resultados. Assim, o “desenvolvimento se faz com tecnologia e educação, precisamos profissionalizar a coisa pública”, conclui.

palestra-servico-publico

No contexto de atividade em grupo, o professor Carlos Cabral apresentou, no sábado (22), a palestra “Estruturando Equipes de Trabalho de excelência no serviço público” trazendo a dinâmica que tratou de pessoal e recursos humanos, abordando a formação de equipes de excelência mostrando como qualificar e selecionar as pessoas para ter resultados mais aprimorados.

cerimonia-de-abertura-iii-sem-univ-males

Cerimônia de abertura da III Semana Universitária no Campus dos Malês/BA

A programação da Semana Universitária no Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, contou apresentação de trabalhos, exposições de obras, rodas de conversas, ministração de minicursos e oficinas, a exemplo do tema “Pan-Africanismo e Música”, e minicursos variados entre: Como elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ensinamentos das normas padrões de estrutura textual segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Elaboração de projeto de intervenção social, além da apresentação cultural, Cantigas de Rodas com as senhorinhas de Passé, entre outros.

programacao-cultural

Foto: Programação cultural no Campus dos Malês