Projeto de Extensão Café com Letras discute “O colonialismo que nos assombra” nesta terça-feira (8)

Data de publicação  04/11/2016, 11:18

CAFE-COM-LETRAS-destaque

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas realiza, na próxima terça-feira (8), a partir das 16 horas, no Auditório do Bloco Administrativo do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, a palestra “O colonialismo que nos assombra”. O palestrante será a professora do Instituto de Humanidades e Letras (IHL), Susana Abrantes.

A proposta desta discussão é de acessar a experiência vivenciada por este fenômeno social e cultural, buscar modos de compreender as condições que a tornaram possível a partir de um contexto empírico particular, colocado sob a luz de uma investigação antropológica. Navegaremos assim pela principal instituição de ensino superior portuguesa criada em 1906 para formar profissionais da administração a serviço do Estado português nos territórios longínquos (africanos) e projetar o seu domínio por meio de estruturas formais de gestão, colonial.

Sobre a palestrante:

professora-susana-abrantes-do-ihl

Professora Susana Abrantes

Carla Susana Alem Abrantes é doutora e professora dos cursos de graduação em humanidades e em antropologia da Unilab, em Redenção, no Ceará. Defendeu sua tese de doutorado em 2012 com o título “Problemas” e “soluções” para a gestão de Angola: um estudo a partir do ensino superior de administração colonial, 1950–1960, no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS/MN/UFRJ). Seus interesses de pesquisa estão voltados para pensamento social e antropologia do colonialismo. É líder do grupo de pesquisa Cooperação Internacional e Tradições de Conhecimento – cultura, território e política e pesquisadora do LACED/MN/UFRJ, Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento. Contato: sabrantes@unilab.edu.br.

Sobre o projeto:
O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas, em sua quinta edição (2016-2017), está sendo organizado pela professora Claudia Regina Rodrigues Calado (Coordenadora) e pela professora Maria Leidiane Tavares Freitas (Vice-Coordenadora). A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas de Linguística e Literatura e também de áreas relacionadas.

BOTAO-AVALIE