Comemoração do 41º aniversário da Independência de Angola acontece nesta semana no Campus da Liberdade

Data de publicação  08/11/2016, 15:02

ANGOLA

A programação da comemoração do 41º ano da Independência de Angola acontece nesta semana, de 9 a 11 de novembro, no Campus da Liberdade, em Redenção/CE, com uma programação que reúne palestras, rodas de conversas e atividades de arte e cultura. Já nesta terça (8), antecedendo a programação oficial, será exibido o filme angolano “Rainha de Angola ou Rainha Ginga”, das 18h às 21 horas, no Auditório do bloco didático. O seu título real na língua quimbundo, “Ngola”, foi o nome utilizado pelos portugueses para denominar aquela região (Angola).

Na quarta-feira (9) a partir das 14 horas, acontece a palestra do convidado Manuel Casqueiro, autor de “Mulungu Pululu – Homem branco transparente”, membro da Associação Cearense de Escritores, Acadêmico Honorário da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará, foi fundador e presidente da Academia Afrocearense de Letras e ganhador do Prêmio Sankofa das Comunidades Quilombolas de Caucaia-CE. A mediação desta atividade fica a cargo da professora do Instituto de Humanidades e Letras (IHL), das disciplinas Literaturas em Língua Portuguesa, Andrea Muraro.

manuel-casqueiro

Escritor guineense, Manuel Casqueiro

Na quinta-feira (10), às 14 horas, tem início a palestra “Angola nos trilhos: o pós-independência no romance Mãe, materno mar, de Boaventura Cardoso”, com a professora do IHL de Literaturas em Língua Portuguesa, Sueli Saraiva e mediada pelo graduando do curso de Bacharelado em Humanidades (BHU), Gilson Manuel. Neste dia, serão sorteados três (03) exemplares do livro do Mestrado da palestrante convidada.

sueli-saraiva

Professora do IHL, Sueli Saraiva

Logo mais, às 16h30, acontecerá a Roda de Conversa e apresentações dos livros com o jornalista, apresentador de televisão e autor dos livros “O meu livro de pensamentos” e “Face69, Vitor Hugo Mendes, natural de Malanje, província de Angola. Encerrando com a palestra “O jovem africano e os desafios do futuro”, às 18 horas.

victor_hugo_mendes

Escritor Victor Hugo Mendes

Para o último dia, sexta-feira (11), a palestra “O atual estado angolano” acontecerá a partir das 14 horas com a convidada Helena Gunza, graduanda do Curso de Administração Pública da Unilab. A mediação desta atividade será feita por Sara Bernardo Wango, graduanda do curso de BHU.

Com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex) e organização da Associação dos Estudantes Angolanos da Unilab, as atividades de encerramento do 41º aniversário da Independência de Angola, acontecerão no pátio de convivência do bloco administrativa do Campus da Liberdade, às 19 horas, com apresentações de música ao vivo, poesia, desfile da moda tradicional angolana, teatro com a peça “Os 2 lados da moeda”, danças tradicionais Semba e Tata Henda.

Confira a programação completa.

BOTAO-AVALIE