Lançamento de livro, palestras e atividades artísticas marcam o Seminário Nacional de Sociologia Africana, dia 21

Data de publicação  17/11/2016, 15:49

seminario-nacional-de-sociologia-africana

Na próxima segunda-feira (21), acontece o Seminário Nacional de Sociologia Africana, das 10 às 12 horas, no bloco didático, Campus da Liberdade, em Redenção/CE. A temática a ser discutida pelo seminário é “Florestam Fernandes e o Capitalismo Dependente: aproximações entre a África e América-Latina”.

O evento faz alusão ao sexto ano de fundação da Unilab e será realizado pelo Instituto de Humanidades e Letras (IHL), por intermédio do Seminário Sistemático de Sociologia Africana, do colegiado do curso de Licenciatura em Sociologia e centros acadêmicos dos cursos de Bacharelado em Humanidades (BHU).

O público alvo são professores, estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação, associações, servidores públicos federais, estaduais, municipais e organizações da sociedade civil. Haverá emissão de certificados aos participantes do seminário acadêmico integrado de atividades de pesquisa, colocando em debate e crivo crítico-analítico as atividades de investigação de ensino, pesquisa e extensão universitária na Unilab.

A palestra será proferida por Diogo Valença, pós-doutor em Sociologia pelo Centro de Estudos Africanos da Universidade de Basileia (Suíça) e docente da Universidade de Recôncavo Baiano (UFRB), com a intervenção de Ricardo Ossagô de Carvalho, ”doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG) e docente do IHL.

Durante o evento, acontecerá o lançamento do livro “Cabo Verde e Guiné-Bissau: as relações entre a sociedade civil e o estado” sob apresentação do docente Maurílio Machado (doutor em Filosofia e diretor do IHL), com a mediação do pesquisador Wellington Ricardo Nogueira Maciel (doutor em Sociologia e docente da Universidade Estadual do Ceará – Uece).

O livro, publicado pela Editora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/EDUFPE), é resultado de uma pesquisa comparativa e interdisciplinar em Ciências Sociais, com realce em Sociologia Política, centrada na categoria Sociedade Civil e Estado e aprovada com distinção pelo programa de Pós-Graduação em Sociologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE.

O seminário e o livro têm caráter internacional que buscam formar os recursos humanos qualificados, como também em produzir o conhecimento do ponto de vista científico sobre temáticas comuns entre a África e o Brasil que alicercem as políticas de integração dos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A programação abrange atividades artísticas, literárias, culturais, músicas, teatro, poesia e bate-papos com a comunidade acadêmica, através de processos recíprocos de socialização de saberes e práticas sociais compartilhados, dentro e fora da Universidade.

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2016/11/cartaz2-Ricardino.pdf”]

BOTAO-AVALIE