Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Professora da Unilab recebe premiação na Área de Nutrição no VII Premio Luis Noé Fernández

Data de publicação  01/12/2016, 13:45
Postagem Atualizada há 7 anos
Saltar para o conteúdo da postagem
Alimentos antioxidantes (Reprodução: Blogazine)

Alimentos antioxidantes (Reprodução: Blogazine)

A Fundação Alimerka (Espanha) concedeu o VII Premio Luis Noé Fernández à categoria Nutrição, com a contribuição do projeto intitulado “Propriedades e aplicações em Nutrição e Saúde dos antioxidantes na dieta: relevância dos antioxidantes macromoleculares”, de autoria de grupo de pesquisa espanhol ao qual está vinculado a professora Socorro Rufino, do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), da Unilab. A docente vem contribuindo nos últimos anos com pesquisas envolvendo compostos bioativos e fibra dietética antioxidante nos alimentos.

Socorro Rufino integra o corpo docente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis da Unilab (MASTS) e lidera o grupo de pesquisa Polifiban, voltado a polifenóis, antioxidantes e fibra dietética na saúde, que contribui com a formação de estudantes de graduação e pós-graduação nos temas relacionados.

O grupo de pesquisa vem realizando estudos sobre determinação de polifenóis extraíveis em alimentos e dietas; estudo das propriedades e efeitos na saúde; Antioxidantes na dieta: metabolômica e efeitos; Dieta a partir de ingredientes e alimentos funcionais e novo conceito de macroantioxidantes, com direção do Dr. Fulgencio Saura-Calixto, pesquisador do Instituto de Ciência, Tecnologia dos Alimentos e Nutrição (ICTAN/CSIC) da Espanha.

A sétima edição de Prêmios Luis Noé Fernández é promovida pela Fundação Alimerka que tem o objetivo de reconhecer experiências relevantes de Nutrição e de luta contra a fome, além de dar apoio aos grupos mais vulneráveis e distribuição de alimentos são os principais propósitos de sua ação social.

premio-nutricao

Prof. Fulgencio Saura-Calixto, pesquisador do ICTAN e a profa. Socorro Rufino

“Para os agraciados, este prêmio representa o reconhecimento internacional dos trabalhos entre 2005 a 2016 na área de Nutrição e Saúde, como pioneiro na identificação e comportamento fisiológico dos antioxidantes macromoleculares, como também os efeitos sobre a saúde e sua aplicação no campo da Nutrição”, declara Socorro Rufino.

A premiação ocorrerá no dia 15 dezembro, no Palácio de Congressos e Exposições na Cidade de Oviedo, em Asturias/ES.

BOTAO-AVALIE

Categorias