Docentes da Unilab obtiveram aprovação de 14 projetos na Chamada Universal 2016 do CNPq

Data de publicação  15/12/2016, 15:33

cnpq-01

Na última sexta-feira (9), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou o resultado da Chamada Universal de 2016, na qual a Unilab obteve 14 projetos aprovados.

Entre os aprovados na Faixa A, quatro foram de docentes do Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (Ieds); três do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen); três do Instituto de Ciências da Saúde (ICS); dois do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) e dois do Instituto de Humanidade e Letras (IHL). Na Faixa B, o Ieds foi contemplado com um projeto.

Confira AQUI a tabela de aprovados!

A lista contempla 4.587 projetos, totalizando um investimento de R$ 188 milhões. Nesse montante, estão incluídas 1.384 bolsas de Iniciação Científica e 761 bolsas de Apoio Técnico. Cerca de 31,3% foram destinados a projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste.

Os recursos disponibilizados para os projetos são distribuídos por Faixas, com valores de até R$ 30 mil na Faixa A, até R$ 60 mil na Faixa B e até a R$ 120 mil para a Faixa C. No geral, foram aprovados 2.309 projetos da Faixa A, 1.321 na Faixa B e 957 na Faixa C.

Para João Paulo Vale, professor do Ieds e que compõe a Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação/Proppg, a aprovação deste expressivo número de projetos de financiamento de pesquisas tecnológicas “traz para a Unilab perspectiva de desenvolvimento regional e democratização de acesso às tecnologias, tanto local, como estadual. Estes projetos contribuem para o fortalecimento da pesquisa científica e da manutenção de pesquisadores dentro da Unilab”, afirmou.

Na Chamada Universal de 2014, oito projetos de pesquisas de professores da Unilab foram aprovados na Faixa A. “Em busca de expansão e consolidação de suas pesquisas, os docentes da Unilab submeteram mais projetos”, esclareceu Vale, destacando o elevado nível de qualificação do corpo docente da Unilab.

Corpo Docente
Com seis anos de criação, a Unilab possui atualmente 258 docentes efetivos (237 brasileiros e 21 estrangeiros), dos quais 247 são doutores. Além destes, compõem também o quadro nove substitutos e cinco visitantes.

Sobre a Chamada Universal/CNPq 2016
O objetivo da Chamada Universal é democratizar o fomento à pesquisa cientifica e tecnológica no País, contemplando todas as áreas do conhecimento. A edição de 2016 foi lançada em janeiro deste ano, com apresentação de 21.640 propostas, uma demanda total de R$ 1 bilhão. De acordo com o portal do CNPq, o número foi um recorde na história do Universal.

BOTAO-AVALIE