A Unilab agradece à sua comunidade acadêmica por tudo o que fizemos juntos em 2016

Data de publicação  23/12/2016, 20:42

marca-da-unilab-em-fundo-comemorativo

Caros amigos e amigas da Comunidade da Unilab,

Neste momento, em que o difícil ano de 2016 vai se encerrando, o Reitorado da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) vem agradecer a toda a Comunidade Acadêmica pela colaboração e parceria na busca por soluções para os desafios e por novos caminhos para a consolidação da Unilab como Instituição Federal de Ensino Superior.

Durante o ano de 2016, tivemos muitos momentos de alegria e de realizações. Desde os mais significativos, como as cerimônias de formatura – quando devolvemos à sociedade, na forma de recursos humanos comprometidos com o desenvolvimento dos nossos povos, os investimentos realizados na Universidade –, até outros mais simples, como o da inauguração das cantinas do Campus das Auroras e da Unidade Acadêmica dos Palmares, todos os momentos devem ser comemorados, pois são frutos do esforço coletivo e solidário de estudantes, docentes, servidores técnico-administrativos e colaboradores terceirizados.

Comemoramos também a criação de novos cursos de graduação, especialização e mestrado, bem como a significativa aprovação de projetos em editais de pesquisa e de extensão. Merece especial destaque a reforma do Estatuto e a elaboração do Regimento Geral, este último em votação no Conselho Universitário, no escopo de institucionalização conduzido de forma primorosa pelo professor Tomaz Aroldo da Mota Santos.

A III Semana Universitária, o I Festival das Culturas e a graduação inédita no Brasil de estudantes oriundos do Timor-Leste (!) não poderiam deixar de ser registrados, pois representam o cumprimento da missão que foi consagrada à Unilab pelo povo brasileiro.

Tudo isso prova inequivocamente o quanto a Unilab tem qualidade e sabe se fortalecer em meio às adversidades. Essa qualidade ficou claramente atestada, por exemplo, pelo excelente resultado das avaliações de nossos cursos de graduação pelo Ministério da Educação.

Houve também momentos de muita dor, quando o luto oficial parecia insignificante se comparado à tristeza em nossos corações.

O aprendizado político, oriundo de movimentos das três categorias que compõem a Unilab, contribuiu e contribuirá ainda mais para o amadurecimento da Instituição e das pessoas que a fazem.

Ao chegarmos ao fim de um ano tão rico em experiências e realizações, é hora de agradecer a cada um dos servidores(as) e colaboradores(as) desta Casa, sem os quais nada disto seria possível. Agradecemos também a cada um dos(as) estudantes da Unilab, sem os quais nada disto teria sentido.

Respeitando a diversidade cultural e religiosa presente na Unilab, vimos desejar a todos os que fazem esta Universidade e a todos os seus familiares um Natal e um Ano Novo de grandes alegrias, encontros, aprendizados e realizações!

Em 2017, continuaremos a empreitada pela consolidação de uma universidade que contribua substancialmente para o progresso da humanidade por meio da cooperação educacional, científica, tecnológica, cultural e humanística entre os nossos povos.

Redenção, 23 de dezembro de 2016.
.

O Reitorado