Nesta sexta (6), o espetáculo “Comédia Del´Acre” abre a programação do Movimenta 8

Data de publicação  02/01/2017, 13:28

movimenta 8

Acontece na próxima sexta-feira (6), no Pátio Administrativo do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, às 18h30, a programação de abertura do Movimenta 8. A abertura desse evento está a cargo do espetáculo “Comédia Del’Acre”, da Companhia Visse e Versa, oriunda do Acre.

Contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/2015, Comédia Del’Acre é um espetáculo composto de uma colcha de retalhos de várias histórias, onde a narrativa se apresenta num conjunto de elementos físicos e farsescos no contexto apresentado pelos atores neutros sem a si atribuir um personagem principal. Assim, o espetáculo conta a história do teatro através dos tempos, que se inicia com um cortejo musico-teatral, saindo de um local para o outro, convidando e levando o público ao palco desta ação cênica.

Feito de ações físicas sustentadas pela musicalidade, o trabalho se desenrola a partir da peça Édipo Rei, tragédia grega, que se comunica com a lógica histórica do tempo das relações humanas, ao da comédia de Lisístrata em Greve do Sexo, trazendo em sua narrativa a violência contra a mulher.

Cena do espetáculo “Comédia Del'Acre”, da Companhia Visse e Versa.

Cena do espetáculo “Comédia Del’Acre”, da Companhia Visse e Versa.

Neste ponto o espetáculo dá um salto histórico e passa para o drama de Romeu e Julieta que tem em sua linguagem o popular e uma ação cênica possível de se revelar pelo desafio da embolada, que leva Romeu e sua Julieta a um diálogo objetivo do nascimento do amor entre os dois até o declínio levado pelo ódio entre Capuletos e Montequios.

O Espetáculo segue com a farsa, se utilizando de máscaras para contextualizar o Teatro Moderno Brasileiro de Nelson Rodrigues em “Dorotéia”, que aborda de maneira cômica o feio como belo, onde o belo é pecado.

O restante do espetáculo se pauta em trazer jogos dinâmicos, que se aceleram e desaceleram ao tratar da importância do homem como ser do espaço físico, tendo a terra como local para a vida e a morte, presentes nas peças teatrais “Morte e Vida Severina” e “Tributo a Chico Mendes”. O trabalho se utiliza da linguagem musical para fazer a costura entre as cenas e as várias histórias contadas.

Explorando a linguagem própria do teatro de rua e da comédia, da farsa e da tragédia popular, a encenação busca criar um diálogo com moradores e transeuntes das comunidades que visita.

Contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/ 2015, Comédia Del’Acre é um espetáculo composto de uma colcha de retalhos de várias histórias

Contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/2015, Comédia Del’Acre é um espetáculo composto de uma colcha de retalhos de várias histórias.

Comédia Del’Acre foi dirigido e produzido por Lenine Alencar e tem na assistência de direção Claudia Toledo, que também assina o figurino ao lado de Agatha Lima. O elenco é formado por Kilrio Farias, Claudia Toledo, Sacha Alencar, Sarah Jayne, Luiz Carlos Menezes, Milla Christie, Sandra Buh, Mateus Filgueira, Agatha Lima e João Araújo.

Sobre o Movimenta

A ação é um conjunto de atividades que ao longo dos anos se consolidou na Unilab, em diálogo com outros eventos, propondo revelar e fomentar a arte e a cultura em meio a diversas linguagens artísticas, dentro e fora da universidade.

O objetivo é proporcionar que os estudantes tenham espaços de fortalecimento das variadas culturas que existem na Unilab e, também possibilitar outros canais de comunicação entre a universidade e a comunidade do Maciço de Baturité.