“A pesquisa funcionalista: postulados, temas e conexões” é o tema do Café com Letras da próxima terça-feira (10)

Data de publicação  06/01/2017, 13:11

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas realiza, na próxima terça-feira (10), a partir das 16h, no Auditório do bloco Administrativo do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, a palestra “A pesquisa funcionalista: postulados, temas e conexões”. A palestrante será a professora do Instituto de Humanidades e Letras (IHL), Izabel Larissa Silva.

A proposta desta discussão é de traçar uma visão panorâmica dos principais postulados teórico-metodológicos da abordagem funcionalista. O Funcionalismo linguístico, diferentemente das abordagens estruturalista e gerativista, tem o interesse de investigar a relação entre gramática e uso, observando as regularidades da língua como decorrentes de fatores cognitivos, discursivos e sociais.

Sobre a palestrante:
Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC) com experiência em pesquisa na área de Descrição e Análise Funcionalista, ênfase na relação entre gramática, cognição e construção discursiva. É professora de Língua Portuguesa, do curso de Letras da Unilab no Ceará.

Sobre o projeto:
O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas, em sua quinta edição (2016-2017), está sendo organizado pela professora Claudia Regina Rodrigues Calado (Coordenadora) e pela professora Maria Leidiane Tavares Freitas (Vice-Coordenadora). A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas de Linguística e Literatura e também de áreas relacionadas.

BOTAO-AVALIE