Documentário ‘Do Outro Lado do Atlântico’ será exibido na Unliab

Data de publicação  06/02/2017, 10:04

O projeto Exibição de Cinema na Unilab apresenta, na próxima sexta-feira (10), às 18h30, no Auditório do Bloco Didático do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, o documentário ‘Do Outro Lado do Atlântico’, com direção Daniele Ellery e Márcio Câmara e produção de Allan Deberton.

O documentário ‘Do Outro Lado do Atlântico’, filmado no Brasil e nas ilhas de Cabo Verde, aborda as diversas percepções sobre identidades e culturas de estudantes africanos de países de língua portuguesa que estudam ou estudaram em universidades brasileiras. Dos dois lados do Atlântico, histórias de partidas, permanências e regressos são contadas, encontros e desencontros de ideias, percursos, desejos e sonhos.

Segundo a diretora Daniele Ellery o objetivo do documentário é contar o cotidiano destes jovens e refletir como estes deslocamentos reconfiguraram as identidades deles. “O filme trata de suas partidas, chegadas e regressos. Através de suas narrativas, também fala sobre nós mesmos, sobre a cultura brasileira e nossa maneira de ser e estar no mundo”, diz a diretora.

No filme, são entrevistados estudantes e profissionais formados no Brasil vindos de países onde se fala português, principalmente da África, mas também uma jovem de Timor-Leste. A ideia de estudar este tema surgiu enquanto Ellery cursava ciências sociais na Universidade Federal do Ceará (UFC), onde conheceu muitos estudantes africanos. No mestrado, ela se focou no retorno dos profissionais guineenses e cabo-verdianos aos seus países de origem. Sobre este tema Ellery lançou em 2007 o curta-metragem ‘Identidades em Trânsito’.