Café com Letras aborda a presença feminina no ensino superior

Data de publicação  14/02/2017, 16:15

“Mulheres e educação: estudos sobre a presença da mulher no ensino superior” é o tema do Café com Letras na próxima terça-feira (21). Ministrada pela professora Ana Paula Silva, a palestra ocorre às 16 horas, no auditório do bloco administrativo, Campus da Liberdade, Redenção/CE.

Em sua pesquisa de doutorado, “Os processos de letramento nas transformações de identidade de três gerações de mulheres”, Ana Paula Silva estudou o acesso e a permanência das mulheres nas universidades a partir de grau de escolaridade, raça, classe e gênero, dimensões consideradas em uma análise também documental da presença de mulheres brancas e negras no ensino superior brasileiro. “Entendemos que é passível de transformação tanto quem passa pela universidade, quanto a própria instituição. Assim, o ensino superior é um espaço em disputa, um espaço em que interessa dialogar sobre ‘quem são os sujeitos que podem ter acesso a este espaço’, ‘qual a postura metodológica a assumir’, ‘quais autores/pesquisadores podem e precisam ser conhecidos’”, debate.

Sobre a palestrante

Ana Paula Silva é doutorando em Linguística na UFC. Foto: acervo pessoal.

Ana Paula Silva é doutoranda em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também obteve o título de mestre em Linguística, em 2003. Em 2001, concluiu especialização em Letras na Universidade Estadual do Ceará (Uece), onde realizou a sua graduação em Letras (Português/Literatura). Na Uece, foi professora substituta nos anos de 2001 a 2005. Foi chefe de gabinete da Secretaria de Educação e Assistência Social (Sedas), no ano de 2005. De 2007 a 2016, trabalhou na Faculdade 7 de Setembro (hoje UNI7) como professora e coordenadora dos cursos de especialização em Linguística Aplicada e Linguagens e Mídias Digitais. Suas áreas de pesquisa são Análise do Discurso, com ênfase na Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH), Gêneros Discursivos, Gênero Social e Metodologias de Pesquisa em Comunicação.

Café com Letras

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas, em sua quinta edição (2016-2017), está sendo organizado pelas professoras Claudia Calado (coordenadora) e Leidiane Tavares (vice-coordenadora). A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas de Linguística e Literatura e também de áreas relacionadas.