Fazenda Experimental Piroás (FEP) divulga dados de pluviosidade biênio 2015-2016

Data de publicação  02/03/2017, 16:33

Fazenda Piroás. Foto: Unilab.

A equipe da Fazenda Experimental Piroás (FEP), da Unilab, divulgou, na última quinta-feira (23), os dados de precipitação pluviométrica na região onde está inserida.

Segundo o levantamento, as lâminas de chuva foram coletadas a partir de um pluviômetro instalado, pertencente ao GPBio (Grupo de Pesquisa em Biofertirrigação), na Fazenda Experimental Piroás (FEP). Esses dados são de extrema relevância, a partir deles que se calcula a necessidade ou não de irrigação em áreas de pesquisas/projetos ocorridos na fazenda.

O Ceará tem uma média histórica anual de 600 mm de precipitação e a região do Maciço de Baturité é privilegiada neste quesito, a partir dos dados coletados, verificou-se que o dobro da média foi alcançado.

O ano de 2016 teve uma redução de 10,6% em relação à 2015, no qual a pluviosidade foi de 1228 mm, 24,7% maior que em 2014. O destaque de volume de precipitação foi entre os meses de janeiro e março, apresentando os maiores valores, correspondente ao ano 2016 e 2015, respectivamente.

Dados do biênio 2014-2015

A Fazenda Piroás fica a 17 quilômetros do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, no distrito de Barra Nova, localidade também chamada de Piroás. O equipamento possui área de 33 hectares e atende a atividades de ensino, pesquisa e extensão da Unilab.

Saiba mais sobre a Fazenda Piroás.