“Semana Lilás – Mulher em Movimento” traz programação ao Dia Internacional da Mulher

Data de publicação  06/03/2017, 09:44

Na semana comemorativa ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), traz a programação “Semana Lilás – Mulher em Movimento” repleta de atividades diversificadas para homenageia as mulheres nos campis da Unilab entre os dias 7 a 10 de março.

A partir desta terça-feira (7), acontecerá a abertura do curso “Defensoras e Defensores dos Direitos à Cidadania” com a presença de Maria da Penha, uma farmacêutica brasileira que lutou para que seu agressor fosse condenado. O evento acontecerá a partir das 14 horas, no Anfiteatro do campus da Liberdade, em Redenção/CE – unilab

Na quarta-feira (8), o dia especial terá como programação o Cortejo com servidoras, alunas, mulheres do município de Redenção/CE com a participação do grupo Afoxé Omõrisá Odé, do bairro Bom Jardim da grande Fortaleza/CE. A concentração tem início as 9h30 com saída do campus da Liberdade para o centro da cidade.

Neste mesmo dia, a PROEX através da Coordenação de Arte e Cultura propõe uma mostra especial com filmes sobre o cotidiano feminino “Com mulheres – Mostra de Cinema Feminino” que tem como objetivo apresentar o trabalho das mulheres no cinema; desde a criação da ideia, do roteiro, da produção, da direção, da realização audiovisual ou da encenação enquanto protagonistas, através do olhar feminino como um todo. A mulher como fonte realizadora da obra cinematográfica em diferentes processos de execução e demandas.

As apresentações serão no Auditório do bloco Administrativo do campus da Liberdade em horários diferenciados: A partir das 14 horas será exibido o filme brasileiro (2010) “Como Esquecer” da diretoria Malu de Martino. O filme nos conta sobre “as perdas” e foi baseado no livro Como Esquecer – Anotações Quase Inglesas, de Myriam Campello, editado pela escritura.

Às 15h45 tem início o filme “Amor Maldito”, lançado em 1984, da diretora Adélia Sampaio. O filme conta a história de duas mulheres, Fernanda e Sueli, que se apaixonam e decidem morar juntas. Até que Sueli se envolve com um jornalista e engravida.

No dia 9 (quinta-feira), acontece a “Ação da Cidadania” oferecendo diversos serviços à comunidade da Praça de Antônio Diogo, a partir das 16 horas com a participação de estudantes da Unilab e do Grupo de Mulheres Afro-Brasileiras Consciência Negra (GAMB) e serviços de penteados em cabelos afro, além das apresentações artísticas de cantoras da região.

“Mulheres do Brasil” da diretora Malu de Martino.

Dando continuidade as exibições de filmes do projeto “Com mulheres – Mostra de Cinema Feminino”, durante a tarde, a partir das 14 h, na Sala 6, do campus da Liberdade a mostra dos filmes “Meninas” da diretora Sandra Weneck e “Mulheres do Brasil” da diretora Malu de Martino.

A comemoração se encerra no dia 10, próxima sexta-feira, a partir das 10 horas, com a realização da Audiência Pública: “Dia Internacional da Mulher e Reivindicações dos Equipamentos Públicos da Lei Maria da Penha em Redenção” na Câmara Municipal de Vereadores do município

No período da tarde do dia 10, a partir das 14 horas, será ministrado o curso de “Defesa Pessoal Feminina” – “Basta de agressão, Prevenir é a opção” realizado pelo professor e dinamizador, João Mauricio Saraiva Russo. Tem como especialidades: instrutor de Krav Maga (Nivel-3) e de combate com facas (Nível -1) pela CBKM / FCKM.

O curso vai utilizar-se de técnicas do Sistema Israelense para defesa pessoal (Krav Maga) que em hebraico: קרב מגע, “combate de contato” com ensinamentos à todas as mulheres da comunidade, estudantes e servidoras;

Confira a programação e a sinopse dos filmes aqui!

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2017/03/CARTAZ-8-DE-MARÇO.pdf”]