Café com Letras discute o “Ensino de inglês para fins específicos em cursos de graduação”

Data de publicação  16/03/2017, 10:58

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas realiza na próximo terça-feira (21), no Auditório do Bloco Administrativo do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, a partir das 16h, a palestra sobre o “Ensino de inglês para fins específicos em cursos de graduação”. O palestrante será o professor Samuel de Carvalho.

“Para que estudamos inglês em cursos de graduação? Como está sendo realizado o ensino de inglês para fins específicos (ESP) após aproximadamente 3 décadas do início de sua oferta no Brasil? Para elucidar nossas questões, apresentamos o resultado de um estudo exploratório realizado com as ementas de 22 cursos de graduação: 18 cursos de tecnologia, 3 licenciaturas e 1 curso de engenharia”, explica o palestrante.

Segundo o Samuel de Carvalho, “os dados apontaram para 3 tipos de oferta: inglês para leitura e produção escrita; gramática e vocabulário da língua inglesa; inglês para produção oral. Conteúdos vinculados a tópicos gramaticais, listas de vocabulário e foco na leitura nos levam à reflexão sobre possibilidades de novos caminhos para a disciplina, levando em consideração a compreensão da função do inglês nos cursos de graduação e a realização da análise de necessidades com os alunos”.

Sobre o palestrante

Professor Samuel de Carvalho.

Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte:  Samuel de Carvalho.

Professor de língua inglesa do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Mossoró, onde atua também no Mestrado Acadêmico em Ensino (UERN/UFERSA/IFRN), no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (IFRN) e na Especialização em Educação e Contemporaneidade (IFRN).
Atualmente, orienta pesquisas em ensino de línguas estrangeiras: inglês para fins específicos; ensino mediado por tecnologias e ensino em turmas numerosas.

Sobre o projeto

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas, em sua quinta edição (2016-2017), está sendo organizado pela Profa. Dra. Claudia Regina Rodrigues Calado (Coordenadora) e pela Profa. Dra. Maria Leidiane Tavares Freitas (Vice-Coordenadora). A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas de Linguística e Literatura e também de áreas relacionadas.