Biblioteca Nacional disponibilizará acervo digital afro-brasileiro

Data de publicação  20/03/2017, 10:07

A Biblioteca Nacional do Brasil dispõe de um dos maiores acervos físicos referentes à produção histórico-cultural luso-brasileira, e parte significativa desse acervo encontra-se hoje digitalizada e disponível para acesso remoto através do portal BNDigital.

O projeto do pesquisador Aquiles Alencar Brayner pretende reunir um conjunto de imagens sobre a cultura afro-brasileira que já se encontram digitalizadas e disponíveis na BNDigital. O pesquisador explica que “muitas destas imagens não se encontram disponíveis ou classificadas sob o tema sugerido. A intenção é agrupá-las na BNDigital tanto pela identificação de imagens já presentes em projetos relativos à cultura afro-brasileira, como pelo reconhecimento e extração automatizada de imagens digitalizadas da Hemeroteca Digital”.

Aquiles Alencar Brayner, pesquisador.

Tomando como ponto de partida materiais que tratam da mesma temática presentes na Biblioteca Nacional, o projeto de curadoria aposta na sinergia a ser gerada a partir de projetos já existentes da instituição, como Tráficos de Escravos no Brasil, ai, ai, ai.. cem anos o samba faz! e Brasiliana Fotográfica, com a finalidade de ampliar a disseminação do acervo e alcançar usuários que desconheçam ou não façam uso do material digital disponível na plataforma BNDigital.

O autor afirma que “a grande contribuição do projeto é justamente pela disseminação do conteúdo da BNDigital. As imagens serão disponibilizadas em plataformas abertas, como o Flickr e Wikimedia Commons, para que os usuários possam descobri-las, acessá-las e descrevê-las através de tagueamento, permitindo que compartilhem o material em outras mídias sociais, como Facebook e Twitter.”

O projeto visa também estabelecer modelos de práticas em Curadoria Digital a serem adotados por instituições de memória cultural no Brasil, por meio da reutilização de objetos digitalizados. Aquiles Alencar Brayner esclarece que “a curadoria digital se refere às novas práticas e metodologias de acesso, recuperação de informação e disseminação de acervos digitais entre usuários, utilizando, para isso, metodologias que facilitem a extração, manipulação e validação dos dados obtidos.”

Aquiles Alencar Brayner é graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (Brasil) e em estudos latino-americanos pela Rijks Universiteit Leiden (Holanda). É mestre em literatura latino-americana pela Rijks Universiteit, mestre em Ciências da Informação pela Universidade da Cidade de Londres e doutor em Literatura Brasileira pelo King’s College, da Universidade de Londres. Trabalha desde 2006 na British Library como Curador Digital, onde tem participado de vários programas e atividades relacionados a serviços e coleções digitais da instituição, incluindo projetos de digitalização, criação e controle de metadados, formação de bibliotecários e pesquisadores na utilização de conteúdos digitais, e concepção e desenvolvimento de plataformas interoperáveis ​​para disseminação e agregação de acervos eletrônicos entre bibliotecas no Reino Unido e no exterior.

Fonte: Biblioteca Nacional