Unilab promove a II Reunião Técnica dos Pontos Focais da Ripes, na sede da CPLP
.
Nos dias 21 e 22 de março, a sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, Portugal, recebeu a II Reunião Técnica dos Pontos Focais da Rede de Instituições Públicas de Educação Superior (Ripes), promovida pela Unilab. A universidade esteve representada no evento pelo pró-reitor de Relações Institucionais e coordenador da Ripes, professor Edson Borges.
Entre os temas colocados em pauta pela Ripes e pela equipe da Direção de Cooperação da CPLP, foram discutidos: Ponto da situação do Projeto Ripes; documento de revisão do projeto; plataforma digital; revistas eletrônicas; propostas de mobilidade e de ensino a distância de Timor-Leste, São Tomé e Príncipe e Angola; e construção de parcerias e cooperação entre as instituições parceiras da Ripes.
Participaram da reunião 17 diretores e pró-reitores, pontos focais das universidades dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop): Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Ceará, Brasil); Universidade Pedagógica (Maputo, Moçambique); Universidade de São Tomé e Príncipe (São Tomé e Príncipe); Universidade Zambeze (Beira, Moçambique); Universidade Agostinho Neto (Luanda, Angola); Universidade 11 de Novembro (Cabinda, Angola); Universidade Lúrio (Nampula, Moçambique); Universidade José Eduardo dos Santos (Huambo, Angola); Instituto Superior de Ciências da Educação (Luanda, Angola); Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique); Universidade de Cabo Verde (Praia, Cabo Verde); Instituto Universitário de Educação (Praia, Cabo Verde); Instituto Superior de Artes (Luanda, Angola) e a Universidade Kimpa Vita (Angola).
Também estiveram presentes Alessandra Ambrosio, gerente de Programas Multilaterais da Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE); e Manuel Clarote Lapão, diretor de Cooperação do Secretariado Executivo da CPLP.
No primeiro dia (21), após a apresentação dos relatórios das missões técnicas a Timor-Leste, São Tomé e Príncipe e Angola, os pontos focais encaminharam a proposta de agenda “Ações de Mobilidade e Ensino a Distância (EaD)”. A Universidade Pedagógica, a Universidade Eduardo Mondlane, a Universidade de Cabo Verde e o Instituto Universitário de Educação se comprometeram a organizar o conteúdo referente a esta pauta e a construir os mecanismos de dois cursos: Como escrever propostas de investigação para financiamento; e Gestão de projetos, ambos destinados a gestores de todas as universidades e institutos parceiros da Ripes. Os cursos poderão ter os formatos de presencial, EaD e de videoaulas. Estas propostas foram derivadas do relatório final da 2ª Missão da Ripes/Unilab a ministérios e universidades de Angola, realizada na cidade de Luanda, em dezembro passado.
No campo da mobilidade, os pontos focais discutiram sobre a oferta de cursos e estágios no campo da agricultura, com o objetivo de absorver estudantes e docentes que poderão ser mobilizados para atender as demandas apresentadas por São Tomé e Príncipe. A previsão é que estes cursos aconteçam em janeiro e fevereiro de 2018. O foco deverá ser em atividades que beneficiem a qualidade da produção do café e do cacau e a gestão das águas. Já essas propostas foram derivadas do relatório final da Missão da Ripes/Unilab e da ABC/MRE a São Tomé e Príncipe, ocorrida entre novembro e dezembro de 2016.
Foi definido também o Plano de Ação 2017-2018, em concordância com grande parte das atividades propostas originalmente no Documento de Revisão do Projeto Ripes e com aquelas que resultaram das discussões dos pontos focais.
A I Reunião Técnica dos Pontos Focais da Ripes aconteceu em dezembro de 2014, também na sede da CPLP, e teve como objetivo discutir os eixos estratégicos da Rede e as ações planejadas para o ano de 2015, além de ampliar e reforçar o diálogo entre a Unilab, os reitores de universidades dos PALOPs e do Timor-Leste e demais autoridades.