Programa Pulsar realiza curso sobre teoria sociológica básica; inscrições abertas até sexta-feira

Data de publicação  05/04/2017, 16:29

O Programa Pulsar do curso de Sociologia apresenta “A Teoria sociológica básica: primeiros encontros”, curso que ocorre nos próximos dias 10 e 12, das 14 às 18 horas. Ministrada pelo professor Mário Henrique Castro, a atividade será no Auditório do Bloco Administrativo, no Campus da Liberdade, em Redenção/CE. As inscrições vão até sexta-feira (7), neste formulário.

O curso oferta 60 vagas para estudantes da Unilab e professores das escolas da região do Maciço de Baturité. Confira:

Ementa do curso

1. A Sociologia Clássica como nova perspectiva; 2. Marx e as raízes da sociologia histórica; 3. Durkheim e a sociologia como ciência; 4. Weber: interpretação e pesquisa da ação social; 5. Simmel e a sociologia clássica do conflito; 6. Escolas e classificações; 7. Contribuições para a pesquisa contemporânea; 8. Experiências de contato com a teoria na Universidade.

Conteúdo Programático

Dia 1: A sociologia na história; Autores clássicos e seus conceitos de ruptura – Marx e Weber; Ecos da produção sociológica I; relatos de experiência.

Dia 2: Autores clássicos e seus conceitos de ruptura – Durkheim e Simmel; Ecos da produção sociológica II; relatos de experiência; Ideias para a construção de pesquisas.

Objetivos

O curso busca fazer as vezes de encontro inicial com o conteúdo clássico da Sociologia. Tem em seu horizonte diálogos abertos sobre a teoria sociológica básica, ao abordar: autores consagrados e suas características; contribuições ainda vivas dessas vertentes antigas; e perspectivas de estudantes e professores no contato primário com a teoria sociológica como fonte de ideias e curiosidades.

Exposição oral, recursos audiovisuais, debate e relatos de experiência.

Avaliação

Processual, dialógica e interativa, por meio dos debates do curso e participação dos integrantes.