Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Projeto de extensão “Formação crítica do professor de línguas” recebe pesquisadora na próxima terça (11)

Data de publicação  05/04/2017, 15:29
Saltar para o conteúdo da postagem

O projeto de extensão “Formação crítica do professor de línguas: saberes experienciais e teóricos em interação” recebe, na próxima terça-feira (11), a professora Eulália Leurquin, durante encontro de formação de professores. Será às 14 horas, no auditório do Bloco Administrativo, no Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

Professora Eulalia Leurquin. Foto: acervo pessoal.

Eulália Leurquin possui graduação em Letras, em 1986, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestrado e doutorado em Educação pela mesma universidade, nos anos de 1997 e 2001, respectivamente. É professora associada da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenou o Programa de Pós-graduação em Linguística e o MINTER/UFC/UFMA. Coordenou a formação de professores de Língua materna do Projovem Urbano em 2009 e deu assessoria à Secretaria de Educação do Município de Fortaleza em 2011, na produção das Diretrizes Curriculares. Atuou na Université de Bordeaux como professora convidada. Coordena o Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas (Flael), desde 2006. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (Gepla). Coordena o curso de Português Língua Estrangeira. Desenvolve pesquisas com ênfase no ensino e aprendizagem de línguas, no agir professoral, na formação e no letramento do professor. Realizou o Estágio de Pós-doutorado na Université Sorbonne Nouvelles Paris III e na Université de Genève

.
Sobre o projeto de extensão

Coordenado pela professora Camila Peixoto, o projeto de extensão “Formação crítica do professor de línguas: saberes experienciais e saberes teóricos em interação” visa criar uma formação continuada de professores de línguas oriundos de instituições públicas de Ensino Básico do Maciço de Baturité, com base nos pressupostos teóricos e metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD (BRONCKART, 1999, 2004), no que se refere, principalmente, ao trabalho de análise de gêneros e à construção de sequências didáticas (SCHNEUWLY E DOLZ, 2007) para o ensino de gêneros secundários na escola.

Categorias