Primeiro módulo do minicurso “Estados Unidos: Guerra, Civilização e Formação do Poder Global” acontecerá nesta quarta-feira (19)

Data de publicação  17/04/2017, 09:54

O curso de Sociologia, licenciatura do Bacharelado em Humanidades (BHU), vinculado ao Instituto de Humanidades e Letras (IHL) promovem o minicurso “Estados Unidos: Guerra, Civilização e Formação do Poder Global – I”, das 14h às 18 horas, na sala 3 do Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

Serão 40 vagas ofertadas a toda comunidade acadêmica. Os interessados devem efetuar a inscrição no local da realização do primeiro módulo.

O minicurso visa analisar a constituição dos Estados Unidos como Estado-nação e potência global. É organizado e ministrado pelo professor do IHL, Sebastião André de Lima, e dividido em dois módulos. No primeiro, discutir-se-á a lógica que permeou a formação dos Estados Unidos como um país que buscou impor, por meio da guerra e da diplomacia, uma hegemonia de poder em escala global. No segundo módulo será estudado quais foram as percepções e práticas políticas e sociais que contribuíram para a organização dos Estados Unidos enquanto nação com vocação imperial.