Café com Letras discute a Gramática Sistêmico-Funcional elaborada por Michael Halliday

Data de publicação  18/04/2017, 09:47

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas, em sua quinta edição (2016-2017), realiza, na próxima terça-feira (25), às 16h, no Auditório do bloco administrativo do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, a palestra “As várias faces do funcionalismo de halliday: o caso do GSF/ACD-Sertões”. A palestra será ministrada pelo professor Vilmar Ferreira.

O palestrante informa que o foco primeiro desta apresentação consiste em mostrar, en passant, o arcabouço teórico da Gramática Sistêmico-Funcional, conforme elaborada por Michael Halliday e seus colaboradores.

Em seguida, continua Ferreira, “mostrarei o trabalho sendo desenvolvido no âmbito do grupo de pesquisa GSF/ACD-SERTÕES – Estudos Interdisciplinares em Gramática Sistêmico-Funcional e em Análise Crítica do Discurso-, vinculado ao Curso de Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE – Campus Crateús).”

O professor relata ainda que “As atividades já realizadas por este grupo, na intersecção da GSF com vários outros campos do saber incluem, por exemplo, 2 Trabalhos de Conclusão de Curso, além de três projetos de IC aprovados e dois outros em fase de avaliação. As áreas de interesse do GSF/ACD-SERTÕES contemplam o discurso político, o discurso religioso, o jurídico, a Língua Brasileira de Sinais, o discurso literário, entre outras.”

Professor Dr. Vilmar Ferreira de Souza vai falar sobre a Gramática Sistêmico-Funcional elaborada por Michael Halliday.

Professor Dr. Vilmar Ferreira vai falar sobre a Gramática Sistêmico-Funcional elaborada por Michael Halliday.

Sobre o palestrante

Vilmar Ferreira possui doutorado e mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-2011, 2003, respectivamente), especialização em língua portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (URCA-1998) e graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC-1995). Atualmente, atua como Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE-Campus Crateús), bem como Professor do Ensino Superior no Curso de Letras desta Instituição. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase no ensino e aprendizagem em L2, particularmente no ensino e aprendizagem de vocabulário em L2. Mais recentemente, tem se interessado pela análise do discurso político a partir de práticas discursivas que utilizem a Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) de Michael Halliday e a Análise Crítica do Discurso (ACD), baseada em Norman Fairclough, como aportes teórico-metodológicos.

Sobre o projeto

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas, em sua quinta edição (2016-2017), está sendo organizado pela Profa. Dra. Claudia Regina Rodrigues Calado (Coordenadora) e pela Profa. Dra. Maria Leidiane Tavares Freitas (Vice-Coordenadora). A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas de Linguística e Literatura e também de áreas relacionadas.