Aula Magna do Curso de Sociologia debate a “A crise da governabilidade do capitalismo globalizado e o avanço da nova direita”

Data de publicação  27/04/2017, 11:02
Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jawdat Abu-El-Haj.

O Curso de Sociologia da Unilab realiza, no dia 11 de maio (quinta-feira), no Auditório do Bloco Didático do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, a partir das 18h30, sua Aula Magna.

Com o tema “A crise da governabilidade do capitalismo globalizado e o avanço da nova direita”, a Aula Magna será ministrada pelo professor titular do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jawdat Abu-El-Haj.

Segundo os organizadores do evento, “o papel do conhecimento social é crucial neste momento para debater as dificuldades da democracia representativa. De um quadro de política centrista, que definiu as condições ideais para uma democracia madura, repentinamente o sistema político mergulha em polarizações ideológicas e conflitos políticas. Será que a sociedade moderna enfrenta o mesmo dilema ideológico da década de 1930, era do totalitarismo? A democracia se sustenta perante a luta aberta pelo poder num quadro de fragilidade partidária?”

Sobre o palestrante

Jawdat Abu-El-Haj possui graduação em Matemática – University of California (1982) e doutorado em Ciência Política – University of California (1987). Foi professor visitante na Universidade de Colonia e no ICS-UL (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa). Bolsista da CAPES na Brown University (1996-1997) e Columbia University, School for International and Public Affairs (2009-2010). Assessor ad hoc do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal do Ceará e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Tem experiência na área de ciência política e sociologia, com ênfase em políticas públicas e Sociologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura política, desenvolvimento regional participação social, economia política da globalização e política de telecomunicações. (Informações coletadas do Lattes).