Filme “Nelson Mandela – o homem por trás da lenda” será debatido nesta segunda-feira (8)

Data de publicação  05/05/2017, 14:18

O projeto de extensão “Cinema e Sociologia na Escolas Públicas de Acarape, Redenção e na Unilab” apresenta, nesta segunda-feira (8), o documentário “Nelson Mandela – o homem por trás da lenda”. A exibição seguida de debate ocorre às 15h30, no auditório do bloco didático, Campus da Liberdade/CE.

Coordenado pelo professor Sebastião André Alves, o projeto tem o objetivo de oferecer um espaço de reflexão acerca dos problemas que envolvem o posicionamento do indivíduo no mundo em diversos contextos de atuação social, estimulando um olhar crítico. Assim, enquadra-se no campo da educação política, oferecendo à sociedade mecanismos reflexivos de crítica social.

Sinopse

Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918) é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul (1994 a 1999), considerado como o mais importante líder da África Negra, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e Pai da Pátria da moderna nação sul-africana.

Até 2009 havia dedicado 67 anos de sua vida a serviço da humanidade – como advogado dos direitos humanos e prisioneiro de consciência, até tornar-se o primeiro presidente da África do Sul livre, razão pela qual em sua homenagem a ONU instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela, no dia de seu nascimento, como forma de valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia.