Recôncavo Baiano recebe o IV Cultura e Negritude com submissão de trabalhos até hoje (8)

Data de publicação  09/05/2017, 09:51

As inscrições para o IV Cultura e Negritude estão abertas com submissão de trabalhos finalizando nesta segunda-feira (8). O evento acontecerá entre os dias 10 e 14 de maio de 2017, no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na cidade de Santo Amaro/BA.

O resumo para submissão deve ser simples e em formato de arquivo em pdf, que será anexado no e-mail: vculturaenegritudetrabalhos@gmail.com. Baixe AQUI as regras e outras informações!

No ato da submissão, realizada exclusivamente pelo autor do trabalho, deverá ser classificado dentro de uma das seguintes temáticas: GT1- Acesso e permanência de estudantes negros e de comunidades tradicionais no ensino superior GT2- Estudos sobre Cultura e Religiosidades: a matriz africana no Brasil GT3- Educação, Cultura, Negritude: experiências e práticas. GT4 – Gênero, Raça, Sexualidade e Cultura: políticas, práticas e interseccionalidade.

O evento discute cultura, negritude e políticas afirmativas de equidade racial e social, a partir de abordagens interdisciplinares e interculturais que entrelaçam perspectivas participativas e autônomas da educação e das relações étnicos-raciais nas interfaces pela formação da diversidade e equidade racial.

O Cultura e Negritude, se estabelece como ato formativo, generativo de diferentes abordagens epistemológicas e metodológicas, a exemplo das Rodas de saberes e Formação, ampliando as alternativas de abordagem curricular, promovendo a experiência de ensino-pesquisa-extensão de formação integrada com a formação cidadã dos/as acadêmicos, pesquisadores e interessados, servindo de um bom exemplo de pratica emancipatória pela via da educação que tem no protagonismo dos/as educandos/as sua mola propulsora, articulando assim, as comunidades que interagem no fazer universitário, em atitude mutualista, corresponsável e participativa.

O evento conta com uma programação diversificada entre apresentação do Balé Afro do Recôncavo, conferências, mostras cinematográficas, rodas de saberes e formação, lançamento de livros, sessões cinematográficas, rodas de capoeira, oficinas e muitas outras atividades.

Confira a Programação Completa!