Divulgação científica em ecologia e evolução é ofertada para estudantes do Ensino Médio

Data de publicação  12/05/2017, 16:00

Nos dias 10 e 11 de maio, o Grupo de Pesquisa em Ecologia e Recursos Naturais promoveu o I Fórum de Divulgação Científica em Ecologia e Evolução. O evento ocorreu no Campus das Auroras, em Redenção/CE, onde foram apresentados os diferentes trabalhos de pesquisa e extensão realizados pelo grupo de pesquisa, sob a orientação do professor Jober Sobczak.

O evento foi aberto para a toda a comunidade acadêmica e aos alunos da Escola Dr. Brunilo Jacó, onde aproximadamente 200 alunos do segundo ano do ensino médio, o diretor da escola e alguns professores estiveram presentes.

“Durante o evento foi apresentado os resultados das pesquisas feitas pelo grupo na região do Maciço de Baturité, mostrando aos alunos que na Unilab existe ciência de qualidade sendo produzida em seus laboratórios”, disse Sobczak.

Em sua primeira edição, o fórum fez uma abordagem foi sobre o Projeto de Extensão “Fósseis: histórias de ontem para gerações de hoje”, cadastrado no PIBEAC. Este projeto tem como objetivo principal conscientizar sobre a importância dos estudos dos fósseis para a ciência, sobretudo a importância da região do Cariri/CE para a Paleontologia nacional e mundial. Explicou-se ainda os processos evolutivos e de fossilização com amostras que estão sob a guarda da Unilab no laboratório de Ecologia e Evolução.

Sobre a pesquisa, foram demonstrados os avanços dos resultados dos projetos de pesquisa envolvendo aranhas e vespas parasitóides, financiado pelas agências de fomento CNPq/Universal e FUNCAP/BPI.

Também foram apresentados os resultados do projeto de pesquisa envolvendo interações entre fungos parasitas e seus hospedeiros artrópodes (PIBIC-CNPq-Unilab). Já o grupo de pesquisa em Biologia Vegetal, coordenado pela professora Jullyana Sobczak, apresentou o Herbário da Instituição, mostrando como se processa uma amostra até chegar as exsicatas armazenadas nos armários do laboratório de Botânica.

Já as palestras e discussões foram conduzidas pelos alunos de iniciação cientifica e de extensão vinculados ao grupo de pesquisa, sob a orientação do professor Jober Sobczak.

Além disso, teve a participação especial da convidada Oslane de Araújo, que trouxe uma jiboia domesticada com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância de proteger a fauna.