Em solenidade no Gabinete da Reitoria, Lorita Pagliuca é empossada vice-reitora pro tempore da Unilab

Data de publicação  19/05/2017, 11:32

Contando com a presença de pró-reitores, diretores de instituto, a chefe de gabinete e o reitor pro tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Anastácio Queiroz, foi realizada na manhã desta sexta-feira (19), no Gabinete da Reitoria, a solenidade de posse da professora Lorita Marlena Freitag Pagliuca como nova Vice-Reitora Pro Tempore da Unilab.

A nomeação da professora Lorita Pagliuca já havia sido publicada no Diário Oficial, por meio da Portaria nº 628, de 16 de maio de 2017, do Ministério da Educação.

Durante a solenidade, Anastácio Queiroz deu destaque à larga experiência da professora. “É uma profissional que vai nos auxiliar muito pela sua ampla experiência, competência e conhecimento de universidade. Será mais uma força para que possamos ultrapassar as dificuldades do momento e do futuro”, disse o reitor.

Sobre as dificuldades, o reitor se referia ao momento de crise política e econômica que o país atravessa, mas ressaltou que essa é hora de buscar alternativas. “A universidade tem, sim, necessidade de crescimento e vamos lutar para que isso aconteça. Por isso, entendo que esse é o momento [refere-se à solenidade de posse] para comemorarmos e não ficar preso às dificuldades”, concluiu.

Reitor Pro Tempore da Unilab, Anastácio Queiroz.

Além de agradecer pela confiança em seu trabalho, a professora Lorita Pagliuca se disse inteiramente envolvida com o projeto da universidade. “A Unilab tem um projeto inovador e conta com uma equipe de profissionais (professores e técnicos) inteiramente envolvidos com esse projeto. Acredito, sim, que a Unilab vai certamente crescer e se consolidar, pois esses momentos de desafios nos fazem mais fortes e o caminho para isso é uma gestão compartilhada”, defendeu a vice-reitora.

Sobre a Vice-Reitora

Enfermeira (Faculdade de Enfermagem São José, 1971), Mestre em Enfermagem Fundamental (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – USP, 1980); Doutora em Enfermagem (Programa Interunidades, Escola de Enfermagem da USP, 1986).

Professora da Escola Paulista de Enfermagem (1976 a 1984); Professora Titular do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará – UFC (1991, aposentada); Professora Emérita da UFC (2016); Chefe do Departamento de Enfermagem/UFC (1998 a 2000); Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem/UFC (2002 a 2004); Coordenadora de Recursos Humanos/UFC (2003); Coordenadora de Ensino de Pós-graduação/UFC (2004 a 2009); Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UFC (2006 a 2009); Membro do Comitê Assessor Multidisciplinar da Saúde (CA-MS no CNPq, 2004 a 2006); Membro do Comitê Assessor da Enfermagem (CA-EF/CNPq, 2006 a 2009); Coordenadora do CA-EF (CNPq, 07/2007 a 09/2009); Membro Missão Própria de Avaliação/UFC (2006 a 2008); Coordenadora do Laboratório de Comunicação em Saúde (LabCom_Saúde – 2004 a 2014); Pesquisadora Visitante Sênior Nacional na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab (2014/atual).

Lorita Marlena Freitag Pagliuca toma posse como nova Vice-Reitora Pro Tempore da Unilab.

Lorita Pagliuca toma posse como nova Vice-Reitora Pro Tempore da Unilab.

Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação, nível Mestrado, da Unilab (2016- atual); Professora do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da UFC; Membro do Comitê Enfermagem (CA-EN) do CNPq (2016- atual).

Membro do Capítulo Rho Upsilon da Sigma Theta Tau Internacional, Câmara de Ciências Médicas e da Saúde da Funcap; Membro do Research Unit of the Porto School of Nursing: Enfermagem, Cuidado de Enfermagem, Saúde Ocular, Cego, Acessibilidade, Teorias de Enfermagem, Conceitos de Enfermagem, Membro do Comitê Assessor da Enfermagem CA-EF do CNPq (2015/ atual).