Grupo de Pesquisa da Unilab/UFRJ organiza encontro de escritoras

Data de publicação  22/05/2017, 16:40

O Grupo de Pesquisa “Escritas do corpo feminino nas literaturas em língua portuguesa”, da Unilab e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenado pelas professoras Luana Antunes (Unilab) e Maria Teresa Salgado (UFRJ), organiza, nesta sexta-feira (26), o evento “Novas escritas do corpo feminino”, às 8h30, na Faculdade de Letras da UFRJ, auditório E1.

O objetivo é reunir jovens escritoras cujas publicações não circulam no mercado editorial de grande porte, além de propor um debate sobre a literatura produzida por mulheres e suas relações com sociedade, artes e política. Haverá mesa-redonda com a presença das escritoras Carolina Turboli, Dinha, Pilar Bu e Elaine Marceluina e lançamentos de suas obras literárias.

Professora da Unilab desde 2016, Luana Antunes explica que o grupo de pesquisa surgiu em 2015, na UFRJ, coordenado por ela e a professora Maria Teresa, passando a atuar também na Unilab quando de sua contratação.

“Dando sequência às ações do grupo, a atividade ‘Novas Escritas do Corpo Feminino’ é fruto de nossos principais objetivos: debater, estudar, produzir conhecimento sobre a ação artística e política de autoras dos sistemas literários em língua portuguesa, colocadas à margem pelo mercado editorial hegemônico. Queremos, assim, propor um diálogo plural entre a UFRJ, a Unilab, suas comunidades acadêmicas e comunidades externas, uma forma de ampliar o debate sobre criação literária, feminismos, política e sociedade”, sublinha Luana.

Veja cartaz com a programação: