Projeto Café com Letras traz o drama do povo cabo-verdiano na poética de Aguinaldo Fonseca

Data de publicação  26/05/2017, 17:05

“Nhá Terra e o fantasma da partida: o drama do povo cabo-verdiano na poética de Aguinaldo Fonseca” é o tema da palestra na próxima terça-feira (30) realizada pelo projeto de extensão “Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas”.

O evento será realizado as 16h, no Auditório do bloco administrativo do Campus da Liberdade, em Redenção/CE com a palestrante convidada, professora do Instituto de Humanidades e Letras (IHL), Monalisa Valente.

A palestra busca apresentar a condição desconfortável do apartar-se de Cabo Verde e o desejo de ficar na terra constituíram o jogo dialético de parte significativa de intelectuais cabo-verdianos do século XX e serviram como temática na produção literária dos seus escritores. Pretende-se, portanto, apresentar a tentativa da constituição da caboverdianidade na poética do referido escritor, observadas as linhas gerais de diáspora ali presentes.

Monalisa Valente, professora do IHL

Sobre a palestrante
Professora do IHL e representante na Comissão Nacional da Internacionalização da Língua Portuguesa (CN-IILP), pós-doutora em Literaturas Africanas em Língua Portuguesa pelo Centro de Estudos Africanos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto- Portugal, com ênfase na produção poética de Cabo Verde. Doutora em Teoria e História Literária (UNICAMP/2009), foi diretora do IHL (2013-2015). Coordenou o subprojeto de Letras do Programa de Iniciação à Docência (Pibid/Capes/Unilab2012) e o projeto de pesquisa (MCT/SPM/Cnpq 2010-2012) “Mulheres em revista: escritoras baianas nas páginas dos periódicos”.

Sobre o projeto
O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas, em sua quinta edição (2016-2017), está sendo organizado pela coordenadora do Curso de Letras do IHL, professora Claudia Regina Calado e pela vice-coordenadora, professora Maria Leidiane Freitas. A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas de Linguística e Literatura e também de áreas relacionadas.