Aula aberta debate poesia cabo-verdiana

Data de publicação  29/05/2017, 16:53

Professor José Leite de Oliveira Júnior. Foto: Fernanda Siebra.

O professor José Leite de Oliveira Júnior, da Universidade Federal do Ceará (UFC), ministra aula aberta com o tema “Literatura e outras artes: o pictórico na poesia cabo-verdiana”. Será na próxima quarta-feira (7), às 19 horas, no auditório do bloco administrativo, Campus da Liberdade, Redenção/CE. Haverá declaração de participação de duas horas/atividade.

O docente vem à Unilab a convite da também professora Sueli Saraiva, que ministra a disciplina Estudos Comparados de Literaturas em Língua Portuguesa, do Instituto de Humanidades e Letras (IHL).

Leite Júnior, como é mais conhecido, leciona no Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará (UFC) desde 2006. Áreas de atuação: Literatura Portuguesa, Literatura Comparada, Ensino da Literatura, Semiótica, Literatura e Pintura, Interlinguística. Participa do Semioce, coordenando o subgrupo Literatura e Visualidade. Publicou entre outras obras o estudo O pictórico na poesia de Cabo Verde: de Kiki Lima aos claridosos, no qual analisa a obra de Kiki Lima, um dos maiores nomes da pintura de Cabo Verde. É ainda pintor, esperantista e músico nas horas vagas.