Palestra sobre Direito e Africanidades acontecerá dia 20 no Campus dos Malês/BA

Data de publicação  14/06/2017, 15:33

O Grupo de Estudo sobre Imigração, Raça e Etnicidade (Diáspora) e o Grupo de Pesquisa África-Brasil, promovem a palestra “Direito e Africanidades: Justiça restaurativa no Brasil a partir da perspectiva da Filosofia Ubuntu”, na próxima terça-feira (20), a partir das 14 horas, no Auditório do Instituto de Humanidades e Letras (IHL), do Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA.

O evento é coordenado pelo professor do IHL, Marcio André dos Santos, junto ao Programa “Ciclo de Seminários Internos”. Traz como debatedores participantes o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Sérgio São Bernardo, e o coordenador do Grupo de Pesquisa África-Brasil: Produção de Conhecimentos, Sociedade Civil, Desenvolvimento e Cidadania Global, professor Bas’Ilele Malomalo. A palestra será medida pelo professor de Sociologia do IHL, Ercílio Langa.

No momento também acontecerá o lançamento do libro “Xangô e Thémis: estudos sobre filosofia, direito e racismo” do autor Sérgio São Bernardo. Os certificados de participação com hora/aula serão emitidos junto ao IHL.

O Grupo de pesquisa África-Brasil da Unilab é integrante do Instituto de Desenvolvimento da Diáspora Africana no Brasil (IDDAB-CE) e representado pelos professores do Instituto de Humanidades e Letras (IHL), BasiIlele Malomalo (Unilab/BA) e Lourenço Cardoso (Unilab/CE).

Sobre os Palestrantes

Sérgio São Bernardo
Doutorando do Programa de Doutorado Multidisciplinar e Multi institucional em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em Direito Público pela Universidade de Brasília (UNB), Bacharel em Direito e advogado pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), membro do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Ações Afirmativas da UNB. Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Bas´Ilele Malomalo
Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquista/Unesp, docente de graduação e do Mestrado Interdiscipinar em Humanidades (MIH) do IHL, pesquisador associado do Centro dos Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (Cladin-Unesp); do Harriet Tubman Institute for Research on the Global Migrations of African Peoples (York University, Toronto); e Member of United Nations – Harmony with Nature. Proponente e coordenador geral do III Seminário Internacional de Migrações, Diásporas Africanas e Cooperação Sul-Sul.