Show canta o amor e marca festividades de São João no Campus dos Malês

Data de publicação  19/06/2017, 20:51

Nesta terça-feira (20), às 20 horas, no Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, um encontro musical dará o tom das festividades de São João organizadas pela comunidade acadêmica. No pocket show “Amor é Encontro”, a professora do curso de Letras, Marli Rosa, e o sambista Murilo Santos, estudante do quinto semestre do mesmo curso, cantarão o amor em suas diversas facetas.

“A música é, para mim, algo tão sagrado e vital como o ar e o amor. A primeira vez que cantei com o Murilo, num intervalo de aula, percebi que poderíamos compor um belo dueto”, diz a professora. Marli conta ainda que, com a chegada do São João, importante festa tradicional na região do Recôncavo Baiano onde o Campus dos Malês está instalado, viu uma oportunidade de conceber, em conjunto com Murilo, um show conceitual. Com uma lista compacta de canções, as letras giram em torno do amor e as peças musicais ilustram diferentes gêneros da música brasileira, de épocas distintas.

“Quando recebi o convite, pensei imediatamente em canções de amor para alegrar a festa de São João organizada por nós, alunos, e nossos Centros Acadêmicos. Escolhi um forró e um xote para o repertório. A professora Marli sugeriu as demais canções e fechamos o repertório do show”, detalha Murilo.

Marli, que é líder do Grupo de Pesquisa da Unilab cadastrado no CNPq, “Audiovisual e Música Popular”, afirma que o repertório é um breve passeio pela música brasileira, que vai do samba carioca da década de 1930 à MPB da década de 1990, com compositores do naipe de Noel Rosa, Luiz Gonzaga, Gilberto Gil e Marisa Monte, entre outros.

A docente já subiu ao palco quatro vezes antes, em audições da escola onde estuda Canto Popular e em shows de outros artistas. Como professora, já organizou apresentações musicais com os estudantes cantando e tocando, no Brasil e nos Estados Unidos, onde lecionou Cultura Brasileira e Português para Estrangeiros.

“Porém, esse é o primeiro show em que assumo os microfones com um repertório um pouco mais amplo e desenhado para a minha voz. E é uma honra poder estrear ao lado do Murilo, um jovem sambista filho desse solo sagrado que é o Recôncavo Baiano”, sublinha.

Após o show “Amor é Encontro”, Marli Rosa convidará ao palco o músico Rodger Bessa, bolsista do “Letra & Música: Rock em Inglês com Percussão Brasileira”, projeto de extensão também coordenado por ela. Dessa vez, a docente apresentará dois clássicos do rock em inglês, a fim de divulgar o projeto, que teve suas atividades iniciadas recentemente. O Letra & Música tem por objetivo ensinar os alunos a cantar as letras em inglês e tocar no violão clássicos do rock, com um toque de percussão brasileira, indígena e afro-brasileira, com instrumentos de percussão que os próprios alunos vão aprender a confeccionar, a partir de materiais recicláveis.

“Num país tão musical como o nosso, sinto que nós da universidade precisamos explorar mais os talentos artísticos de nossa comunidade interna e externa. Como docente e pesquisadora, espero contribuir, participando e incentivando parcerias musicais, com destaque para o projeto Letra & Música, que tem alunos da Unilab e da comunidade externa de São Francisco do Conde e cidades vizinhas em nossas oficinas”, destaca.