Café com Letras abre espaço para “uma conversa sobre língua de sinais”

Data de publicação  20/06/2017, 10:02

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas, em sua quinta edição (2016-2017) realiza na próxima terça-feira (27), a partir das 16h, no auditório do bloco administrativo do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, uma palestra sobre língua de sinais. A palestrante será  Dannytza Serra,  professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC), que irá apresentar os resultados de seus estudos.

“Este estudo teve como objetivo observar interações realizadas com pessoas surdas utentes em língua de sinais com o fito de analisar de que maneira ocorre o desenvolvimento do tópico discursivo em ambientes naturais de uso dessa língua. Para conseguirmos observar essas interações, valemo-nos da Análise da Conversação e elegemos uma das categorias analíticas da conversa/interação para guiar os resultados desse estudo: o tópico discursivo”, explica Dannytza Serra.

Ainda segundo a palestrante, “tendo como objeto de estudo a interação entre surdo-surdo e como instrumento a língua de sinais, apresentamos um breve apanhado sobre as línguas de sinais, mais precisamente a Libras. Graças ao percurso metodológico e às análises dos resultados foi possível constatar a legitimação de uma nova categoria de análise como garantidora da continuidade e do desenvolvimento tópico na interação entre surdos”.

Dannytza Serra é professora da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Sobre a palestrante

Dannytza Serra é professora da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorado em Linguística (UFC-2014), Mestrado em Linguística (UFC-2009), Especialização em Linguística e Ensino do Português (UFC-2007) Graduada em Letras (UFC-2005). Coordenadora Adjunta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Vice coordenadora do Grupo de Estudos Linguísticos em Discurso Auto-biográfico – GELDA. Pesquisas recentes na áreas: Aquisição da Linguagem, Língua Portuguesa, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Formação de Professores.

Sobre o projeto

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas, em sua quinta edição (2016-2017), está sendo organizado pelas professoras Claudia Rodrigues (Coordenadora) e Maria Leidiane Tavares  (Vice-Coordenadora). A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas de Linguística e Literatura e também de áreas relacionadas.