Estudante da Unilab participa de estágio na Câmara dos Deputados. Novas vagas abertas até o próximo dia 10

Data de publicação  21/06/2017, 15:52

Turma de junho do programa Estágio-Visita da Câmara dos Deputados. Foto: acervo pessoal.

Conhecer o funcionamento da Câmara dos Deputados e a forma de atuação de seus representantes. Esse é o objetivo do Estágio-Visita da Câmara dos Deputados, em Brasília/DF, do qual participa, nesta semana, a estudante Adaíla Matos, do curso de Administração Pública da Unilab.

“É um aprendizado que serve para a vida toda. Além de permitir ao universitário a compreensão da dinâmica do processo político, também proporciona uma interação entre os estudantes vindos de vários estados. Sem dúvidas, é uma experiência que vale muito a pena”, disse a discente.

O estudante interessado precisa entrar em contato com o assessor de um deputado federal e solicitar uma indicação, que deve ser feita por ordem de procura.

Adaíla recebeu indicação de parlamentar cearense e precisou custear apenas as passagens de avião para Brasília. “Alojamento, alimentação e traslado para o local das atividades são custeados pelo programa”, explica. O próximo a participar do programa será o também estudante de Administração Pública, Natanael Viana.

Inscrições até 10 de julho

O concurso de redação “Jovem Parlamentar – Estágio-Visita da Câmara dos Deputados pretende indicar dois jovens estudantes para participar do programa na Câmara dos Deputados.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até 10 de julho de 2017. O candidato deve escrever redação com o tema “Reforma política: qual o melhor modelo para construir um novo Brasil?”. Veja mais informações na página do parlamentar que está realizando o concurso, no Facebook.

Sobre o Estágio-Visita

A Câmara dos Deputados oferece, desde 2003, o Programa Estágio-Visita de Curta Duração. O programa é chancelado pela Segunda-Secretaria e conduzido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor). Durante cinco dias, os universitários participam de palestras, debates, visitas, vivências e simulações que possibilitam o desenvolvimento de conhecimentos sobre democracia e o papel do Legislativo e de habilidades necessárias ao exercício de sua cidadania.

A programação é focada no protagonismo do estudante, sendo incentivados a sua curiosidade e o seu interesse por buscar novos conhecimentos, e inclui aulas dialogadas sobre o papel institucional da Câmara dos Deputados e sobre o processo legislativo; jornadas de aprendizagem em diversas áreas da Câmara com troca de experiências pelo grupo; visitas aos gabinetes, a comissões e ao Plenário; simulação do funcionamento das comissões; entre outras atividades que despertarão o estudante para um novo olhar sobre o Legislativo e também sobre sua participação como cidadão.

Estabelecida mensalmente, a programação pode sofrer alterações de acordo com o funcionamento e a necessidade da instituição. As atividades têm início na segunda-feira, às 9h, e término na sexta, às 13h30.

Com informações da Câmara dos Deputados.