Quarta Cultural apresenta o espetáculo “Mulheres Que Ensaboam Palavras”

Data de publicação  22/06/2017, 13:39

O Quarta Cultural Maciço das Artes apresenta no dia 28, a partir das 19h, no Campus da Liberdade, em Redenção/CE, o espetáculo “Mulheres que Ensaboam Palavras”, do
Grupo Costureiras de Histórias (CE). Após a apresentação do espetáculo haverá bate-papo com o grupo e será emitido certificado aos participantes. Para se inscrever, basta preencher este Formulário.

O espetáculo de Contação de Histórias “Mulheres que Ensaboam Palavras” é o mais recente trabalho do grupo Costureiras de Histórias. Foi pensado a partir da observação do trabalho desenvolvido pelas lavadeiras tradicionais, que lavam roupa na beira do rio enquanto cantam cantigas e contam contos a fim de conseguir vencer dois inimigos: o tempo e o cansaço. Outra fonte de inspiração foi o texto de Graciliano Ramos onde o autor compara a arte de escrever com o trabalho de lavar roupa.

O grupo explica que: “No espetáculo vamos além e comparamos a arte de contar histórias com o ofício das lavadeiras. Esse ofício tão feminino (assim como o grupo) que ao mesmo tempo é de força e sensibilidade, requer dedicação e espera e tem a capacidade de unir pessoas. Assim como o ato de contar e ouvir histórias. As histórias contadas e as cantigas cantadas são todas de tradição popular e precede o autor individual. São histórias de todos e de ninguém, que permeiam o imaginário do povo. Elementos no figurino e no cenário remetem ao ofício de lavadeira: saias longas, lenço no cabelo e bacias carregadas na cintura ou na cabeça”.

“Mulheres que Ensaboam Palavras” entoam histórias e cantigas de lavadeiras que cruzam o tempo e o espaço e são contadas e cantadas nas beiras dos rios dos mais diversos locais do país. Esse é o fio condutor desse espetáculo narrativo, que traz como narradoras: Aiana Marques, Camila Barbosa, Danieli Flores, Elzilene Nóbrega, Mônica Rodigues e Tâmara Bezerra. A preparação vocal do espetáculo é de Danny Ferreira e Mônica Rodrigues e direção de Tâmara Bezerra.