Núcleo de Assistência à Saúde do Estudante promove ações de prevenção das hepatites virais

Data de publicação  29/06/2017, 16:12

Com o objetivo de sensibilizar a população para a prevenção e controle das hepatites virais, conforme  a Campanha Nacional do Ministério da Saúde, o Núcleo de Assistência à Saúde do Estudante (Nuase) promoverá a ação Julho Amarelo, desta terça-feira (4) à quinta (6), nos campi da Unilab no Ceará, com oferta à comunidade acadêmica (estudantes, servidores e terceirizados) de testes de triagem rápida para hepatites virais (B  e C) e HIV.

A ação “Julho Amarelo” é organizada pelo Núcleo de Assistência à Saúde do Estudante (Nuase/Coase), vinculado à Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae), com apoio e colaboração do Setor de Atenção Psicossocial (Satepsi), da Seção de Alimentação e Nutrição (San), vinculados à Coordenação de Assistência à Saúde do Estudante (Coase/Propae) e  da Divisão Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (DSSQVT), vinculado à Coordenação de Gestão de Pessoas (Cogep).

Nos dias da ação, que acontecerá na terça-feira (4), no Ambulatório na Unidade Acadêmica dos Palmares, no horário das 9h às 11h30, pela manhã e das 12h30 às 15h30, no período da tarde. Na quinta-feira (6), no Ambulatório do Campus da Liberdade, das 9h às 11h30 e das 12h30 às 15h30, os interessados em se vacinar devem trazer o cartão de vacinação no dia do evento.

Segundo os profissionais do Nuase, as hepatites virais são doenças silenciosas. Na maioria dos casos, os sintomas não aparecem e, quando ocorrem, pode ser um sinal de que a doença está na fase crônica. Os sintomas mais comuns são: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Durante a ação, haverá distribuição de preservativos e esclarecimento de dúvidas sobre as hepatites virais. Serão distribuídas quantidades fixas de fichas em cada turno da ação.

Tire suas dúvidas

– Como funciona a testagem rápida?
Testes rápidos são utilizados para a triagem da infecção pelos vírus das hepatites (B e C) e do HIV. São realizados individualmente, após orientações fornecidas por um enfermeiro, e os resultados são disponibilizados em até 30 minutos.
– É garantido ao participante o sigilo total de seus resultados.
Lembramos, ainda, que não é necessário jejum ou qualquer preparo específico para a realização dos exames.

– A Vacina é a forma mais eficaz de proteção!

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2017/06/folder-HEAPTITE-DST-2017.compressed.pdf”]