Unilab realiza evento sobre Inclusão e Acessibilidade em ambientes educacionais

Data de publicação  04/07/2017, 16:02
integrantes da mesa-redonda que debateu "Inclusão e acessibilidade do ensino superior".

integrantes da mesa-redonda que debateu “Inclusão e acessibilidade do ensino superior”.

Teve início na manhã desta segunda-feira (4), no Auditórios do Campus das Auroras, em Redenção/CE, a abertura do evento “Inclusão e Acessibilidade no Espaço Acadêmico: Desafios e Superação”.

Promovido pelo Setor de Acessibilidade (Seace), vinculado à Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae), o evento traz, por meio de mesas-redondas, palestras, minicursos e oficinas, para o centro do pensamento acadêmico a discussão de questões relevantes e contemporâneas como: “Inclusão e acessibilidade no ensino superior” e “Experiências inclusivas de alunos com deficiência e professores na universidade”.

Assim, em sua primeira edição, o evento visa promover um espaço de discussão sobre a inclusão social e acessibilidade em ambientes educacionais, além de compartilhar experiências nos diferentes campos do saber.

A mesa de abertura contou com as presenças de Alexandre Costa, Pró-Reitor da Propae, Flávia Monteiro, que responde pela Coordenação de Assistência à Saúde Estudantil (Coase), e Monaliza Ribeiro, Gerente do Seace.

Integrantes da mesa de abertura do evento.

“Com satisfação constatamos que todas as vagas para este evento foram preenchidas. Isso mostra o interessa de todos por esse tema e nos diz que devemos, sim, fazer mais eventos dessa natureza”, enalteceu Alexandre Cunha em sua fala de abertura e completou: “E apesar do momento de restrições orçamentárias que passa os IES (Institutos de Ensino Superior) em todo o Brasil, nós temos a obrigação de manter os avanços que conquistamos ao longo desses anos nessa área.”

Flávia Monteiro comentou também o grande interesse em torno do tema em discussão. “Hoje, neste evento, contamos com a participação do público interno (comunidade acadêmica), mas também do público externo, porque a acessibilidade é uma questão de cidadania, que atravessa o nosso dia a dia. Tratar a todos com igualdade de direitos é uma questão de justiça que diz respeito a todos nós. Por outro lado, sairemos daqui com mais conhecimento e sensibilidade em torno dessa questão, porque podemos aprender com essas pessoas especiais. É um momento especial para reflexão, troca e aprendizado mútuos”, concluiu.

Depois das falas de abertura teve início a mesa-redonda: “Inclusão e acessibilidade do ensino superior”, que teve a participação das professoras Vanda Magalhães, diretora da Secretaria de Acessibilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC), Lorita Pagliuca, Vice-Reitora pro-tempore da Unilab, Janine Braga, que leciona Direito na Universidade de Fortaleza (Unifor), e o professor da UFC, Marcus Pinheiro.

Vanda Magalhães traçou um painel histórico sobre os avanços e desafios da acessibilidade. Lembrou, por exemplo, que está é uma questão que implica na identificação e eliminação dos diversos tipos de barreiras (social, educacional, arquitetural etc), que passa, necessariamente, por mudanças de atitudes e posturas diante do outro. Ressaltou ainda que, embora se trate de direitos, as conquistas em torno dessa temática foram sendo efetivadas gradualmente e ao longo da própria história social.

Vanda Magalhães, diretora da Secretaria de Acessibilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC).

No período da tarde, a programação tem continuidade com mais uma mesa-redonda. Desta feita sobre as “Experiências Inclusivas de alunos com deficiência e professores na universidade”, que contará com as participações da professora da Casa de Cultura Italiana/UFC, Neyara Lima, do professor do Curso de Letras/UFC, Antônio Távora, do ex-aluno da Pós-graduação do Curso de Administração Pública Municipal da Unilab, Manoel dos Santos, e do estudante do Curso de Administração Pública da Unilab, Leonardo Jorge.

Programação Completa.