Grupo de Pesquisa celebra o Dia da Mulher Negra com “As Pretas na Unilab”, nesta terça (25)

Data de publicação  24/07/2017, 13:32

Foto: Divulgação

Em comemoração ao Dia Nacional de Teresa Benguela e da Mulher Negra, assim como ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, o Grupo de Pesquisa Escritas do Corpo Feminino (Unilab/UFRJ) realiza nesta terça-feira (25) “As Pretas na Unilab”. Sob a coordenação da professora Luana Antunes Costa, o evento acontecerá no Campus da Liberdade, nos turnos tarde e noite, e se destina à comunidade acadêmica e do Maciço de Baturité.

De acordo com a organização do evento, o ato político e poético é feito em alusão à “luta e em celebração à memória de Teresa de Banguela e de outras mulheres negras cujas ações de promoção do conhecimento, de resistência e insubordinação ao colonialismo, racismo e ao sexismo reverberaram na trajetória feminina”.

Confira abaixo a programação detalhada:

Auditório do Bloco Didático – Campus da Liberdade/Unilab

14h – Performance “Me gritaram negra!” – Grupo de Pesquisa Escritas do Corpo Feminino (Unilab/UFRJ)
14h10 – Mesa Escre(vivência) – Intelectuais negras na Unilab
Profª Drª Vera Rodrigues, Profª Drª Rosalina Semedo de Andrade Tavares, Profª DrªJacqueline Silva Costa, Profª Drª Marina Mello – Mediação Profª Drª Luana Antunes
16h30 – Tereza vive! Uma homenagem à Tereza de Benguela – discentes da Unilab

Área do Monumento Negra Nua – em frente ao Campus da Liberdade/Unilab

19h – Mestras da Capoeira – Apresentação da Integração Feminina de Capoeira do Ceará
19h15 – “Preta é linda!” – Desfile Subversivo – Libania Lyra Fernandes e discentes da UNILAB – Apresentação Grupo Unisons