Intertextualidade no discurso político é destaque em revista acadêmica

Data de publicação  28/07/2017, 08:34

Com estudos cada vez mais avançados na área da intertextualidade, a sua aplicação ao discurso político foi destaque no volume 18.2 da revista de divulgação científica “Ao Pé da Letra”. O periódico, voltado à publicação de textos de alunos da graduação em Letras e que tem qualis B2, pela Capes, traz em sua edição o artigo “As intertextualidades explícita e implícita no discurso político”, de autoria de José Elderson de Souza Santos, discente da Unilab.

No artigo, José Elderson analisa como a intertextualidade implícita e a intertextualidade explícita se encontram presentes na construção do discurso político. Para isso, ele realiza uma análise dos discursos de posse e de discursos produzidos na ONU pelos quatro últimos presidentes do Brasil, levantando a discussão em torno da intertextualidade enquanto recurso textual/discursivo.

O trabalho foi desenvolvido sob a orientação do professor Kennedy Cabral Nobre, e fomentado pelo Programa de Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica – BICT (2015-2016), da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). A pesquisa, que é o Trabalho de Conclusão de Curso do aluno, foi agraciada com Menção Honrosa em 2016, na III Semana Universitária da Unilab.