Pós-Graduação em Enfermagem lança edital para Mestrado Acadêmico

Data de publicação  31/07/2017, 14:03

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGE), por meio do Colegiado do Mestrado Acadêmico em Enfermagem (MAENF), lançou nesta segunda-feira (31) o Edital nº 01/2017, para ingresso no Mestrado Acadêmico de Enfermagem, em 2018, com área de concentração designada à Saúde e Enfermagem no cenário dos países lusófonos. São 16 vagas e estão habilitados à concorrência portadores do título de graduação em Enfermagem ou alunos concluintes de Bacharelados em Enfermagem reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições acontecem de 7 a 31 de agosto.

As vagas estão distribuídas em duas linhas de pesquisa, sendo elas: 1) Práticas do Cuidado em Saúde no cenário dos países lusófonos e 2) Tecnologias no Cuidado em Saúde no cenário dos países lusófonos. O edital prevê 20% das vagas destinadas a pessoas negras, indígenas e/ou com deficiência e 1 vaga para candidato internacional, oriundo dos seguintes países lusófonos: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

As inscrições poderão ser realizadas na Secretaria Geral de Pós-Graduaçao, Campus das Auroras, das 8h às 12h (manhã) e das 14h às 17h (tarde). Poderão fazer inscrições por via eletrônica apenas candidatos internacionais não residentes no Brasil.

A seleção consiste em três etapas: a) prova escrita; b) análise do projeto de projeto de pesquisa e entrevista; c) análise do curriculum vitae modelo Lattes/CNPq. As duas primeiras fases são eliminatórias e a terceira, classificatória. Após a divulgação de cada nota, o candidato terá 24 horas para interpor recurso à comissão examinadora. O resultado final será divulgado no dia 25 de outubro. No entanto, conforme prazo estipulado por edital, havendo recursos, o último resultado está previsto para 30 de outubro.

O curso tem como missão a formação de enfermeiros capacitados a desenvolverem atividades de ensino e pesquisa na área de Saúde e Enfermagem. O enfoque é a produção do conhecimento sobre práticas de saúde e o cuidado da enfermagem com diferentes grupos, considerando o contexto epidemológico, social, sanitário e de saúde.