Projeto de Extensão oferta 40 vagas para Curso de Iniciação à Língua Francesa

Data de publicação  07/08/2017, 16:13

O Projeto de Extensão Francofonia Afropolitana abriu seleção para a próxima edição do Curso de Iniciação à Língua Francesa. São 40 vagas, distribuídas em duas turmas (Turma 1: quarta-feira, das 10h às 12h e Turma 2: sábado, das 10h às 12h). Estão aptos à participação os alunos da Unilab e a comunidade externa de São Francisco do Conde/BA e região.

O período de seleção vai até a próxima quarta-feira (9) e o candidato deverá manifestar interesse através do e-mail francofoniaafropolitana@gmail.com, com nome, curso na Unilab (anexar histórico obrigatoriamente) e a preferência de horário (turma 1 ou turma 2). No título do e-mail deve constar “Curso de Iniciação em Língua Francesa”.

A seleção será realizada com base na classificação e levando em conta o IDE, para a comunidade interna, e a ordem cronológica de recepção do e-mail, com a manifestação de interesse, para a comunidade externa. O resultado será divulgado a partir de 10 de agosto e as aulas têm início em 30 de agosto, no Campus dos Malês/BA.

Sobre o Projeto de Extensão

A Francofonia Afropolitana é um Projeto de Extensão realizado na Unilab e cadastrado na Proex (Pibeac/Pibelpe). Ele se fundamenta na articulação da extensão com o ensino e a pesquisa para criar um espaço para iniciação em língua francesa, com ênfase no universo da África e da Diáspora em que o idioma é falado. No que se refere à extensão, o projeto visa a atingir tanto a comunidade interna quanto a comunidade externa interessadas na iniciação a esse idioma, através da oferta de um curso semestral de iniciação à Língua Francesa.

Ele contempla a introdução à gramática e à prática da conversação (para iniciantes), bem como o estudo da francofonia no espaço cultural afropolitano (países africanos e da diáspora que têm o francês como língua oficial). A articulação com a pesquisa e o ensino é realizada através da ação Oficina de Tradução do Grupo de Pesquisa Geofilosofia, onde são realizados estudo e leitura de trabalhos de pensadores contemporâneos africanos e afro-diaspóricos traduzidos do francês para o português. Os artigos, devidamente publicados, são disponibilizados, enquanto bibliografia de apoio, nas disciplinas Filosofia Africana, Filosofia Africana Pós-Colonial e Filosofia Afro-Diaspórica do curso de Bacharelado em Humanidades da Unilab.