Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Projeto de Pesquisa inaugura serviço de Estomaterapia no Maciço de Baturité

Data de publicação  10/08/2017, 19:56
Postagem Atualizada há 7 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Na última terça-feira (8), foi inaugurado o primeiro serviço de Estomaterapia do Maciço de Baturité, localizado nas instalações do Hospital e Maternidade Santa Isabel, com visitação na Sala de Atendimento em Estomaterapia, no município de Aracoiaba. A iniciativa é do Projeto de Pesquisa e Extensão Assistência ao Paciente com Feridas Agudas e Crônicas, coordenado pelo professor Thiago Moura de Araújo, do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Unilab.

Na solenidade de inauguração da Sala de Estomaterapia e do Serviço de Prevenção e Tratamento de Feridas e Estomias, estiverem presentes o prefeito de Aracoiaba, Antônio Cláudio Pinheiro, o Secretário de Saúde, Francisco Fredson Costa Monte, e o Diretor do Hospital, Telmo Amaro Bezerra.

Da esquerda para direita: Telmo Amaro – Diretor do Hospital, Thiago Moura – professor coordenador do projeto, Antônio Cláudio – Prefeito de Aracoiaba e Fredson Costa – Sec. de Saúde

A ideia do Serviço de Estomaterapia surgiu após o início das atividades do coordenador do projeto no hospital, na realização de práticas e estágios com alunos do curso de Enfermagem. Em pouco tempo, o docente foi contemplado com uma Bolsa de Produtividade de Interiorização, que fomentou as ações de pesquisa na instituição hospitalar.

“Em nossas primeiras semanas de coleta de dados com pacientes com feridas crônicas, foi observado um número expressivo de pessoas que precisam de uma avaliação da ferida e indicação de um tratamento mais efetivo, em muitos casos, para a prevenção de amputação de membros, como é observado em muitos pacientes diabéticos, que não tiveram uma avaliação e acompanhamento da ferida”, relata o professor Thiago Moura.

Equipe de bolsistas e colaboradores do Projeto

Atualmente, participam do Projeto de Pesquisa duas mestrandas da Unilab, uma bolsista de extensão (Pibeac), dois bolsistas da Funcap e um bolsista IC/CNPq. O serviço tem atendimento de segunda a sexta, com horário de avaliação de novos pacientes para acompanhamento ambulatorial nas terças e quintas.

Sobre o coordenador

Thiago Moura de Araújo é doutor e mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Enfermagem Dermatológica e em fase de conclusão do curso de Estomaterapia. É professor adjunto da Unilab e docente do Mestrado Acadêmico em Enfermagem pela mesma instituição.

Categorias