Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Unilab realiza colação de grau de nova turma do Campus dos Malês (BA), nesta sexta (18)

Data de publicação  14/08/2017, 15:03
Postagem Atualizada há 4 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Nesta sexta-feira (18), a Unilab realizará a solenidade de colação de grau do curso de Bacharelado em Humanidades, do Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA. Entre estudantes brasileiros e de outros países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), cerca de 68 alunos vivenciarão a formatura da segunda turma do curso no campus.

O evento será realizado nos Campus dos Malês, a partir das 18h30, e contará com a presença da comunidade acadêmica e familiares, bem como do prefeito e vice-prefeito de São Francisco do Conde, presidente da Câmara Municipal local e outras autoridades do município e do estado da Bahia. Na ocasião, o patrono da turma será o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Esta será a segunda vez que Lula fará uma visita a São Francisco do Conde. A primeira foi em maio de 2014, quando o ex-presidente participou do ato de inauguração do Campus dos Malês.

“A Unilab faz parte de um processo de interiorização das universidades, mas também de internacionalização, e a presença do ex-presidente reforça a importância da integração proposta pela Unilab”, destaca a diretora do campus em exercício, Fábia Ribeiro, que concentra os esforços nos preparativos para a cerimônia. “É um momento único para os alunos, que passam para uma nova etapa de suas vidas. Muitos deles são os primeiros de suas famílias a terem um curso superior. É um processo de avanço da população sobretudo negra e de origem humilde”, conclui Fábia Ribeiro.

Esse é o caso da estudante Locarine Udulciene, presidente da comissão de formatura e natural de Guiné-Bissau. “Sou a primeira pessoa da minha família a ter um curso superior. É uma expectativa muito grande e estou muito feliz com essa mistura de culturas e com o que aprendemos dentro e fora das salas de aula”, afirmou Locarine, que está há pouco mais de dois anos no Brasil e pretende cursar Licenciatura em História, também na Unilab, como uma das terminalidades do Bacharelado em Humanidades.

Durante a cerimônia, os estudantes prestarão homenagens a servidores e colaboradores da Unilab. Para encerrar a programação, uma apresentação musical local promete representar a mistura de culturas e ritmos dos países de origem dos estudantes.

 

Categorias